Ícone alego digital Ícone alego digital

Implementação de odontologia preventiva nas escolas públicas passa em 1º escrutínio

24 de Outubro de 2024 às 11:43

O deputado José Machado (PSDB) apresentou, em Plenário, o projeto n° 3628/24, que pretende incluir, na rede pública de ensino, o Programa Sorria Mais, Saúde Bucal nas Escolas. Essa matéria foi aprovada, em primeira votação, na sessão extraordinária desta quinta-feira, 24. 

O programa será destinado aos alunos matriculados desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e as ações previstas incluem palestras, debates, distribuição de materiais educativos, exibição de filmes, ensino da técnica adequada de escovação e uso regular do fio dental, identificação da placa bacteriana, aplicação tópica de flúor, distribuição de kits de higiene bucal e encaminhamento para tratamento odontológico, quando necessário.

O parlamentar esclarece a importância da saúde bucal, que é um fator essencial do bem-estar geral, e seu impacto vai muito além dos aspectos físicos. “Problemas dentários podem afetar a autoestima, a capacidade de socialização e até mesmo o desempenho acadêmico dos alunos”, ressaltou Machado.

Além disso, acrescenta o parlamentar, ao promover a saúde bucal nas escolas, está se criando um ambiente propício para a aprendizagem e o desenvolvimento. “Os alunos saudáveis e confiantes têm mais disposição para participar das atividades escolares, interagir com colegas e absorver o conhecimento oferecido em sala de aula”, finalizou o legislador.

O projeto prevê que o Governo poderá estabelecer parcerias com faculdades, com o Conselho Regional de Odontologia e com profissionais da área, e que convênios com instituições públicas e privadas poderão ser celebrados para a implementação efetiva do programa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.