Ícone alego digital Ícone alego digital

Confira seis plataformas que simplificam o acesso aos serviços eleitorais no 2° turno

25 de Outubro de 2024 às 15:00

Precisa consultar o seu local de votação ou denunciar alguma irregularidade na propaganda eleitoral? Saiba que esses e outros serviços eleitorais estão disponíveis em aplicativos, sites e canais desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o acesso às informações essenciais sobre o 2º turno das Eleições Municipais de 2024. E o melhor: todos são gratuitos e podem ser acessados pelo celular. 

Precisa consultar o seu local de votação ou denunciar alguma irregularidade na propaganda eleitoral? Saiba que esses e outros serviços eleitorais estão disponíveis em aplicativos, sites e canais desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o acesso às informações essenciais sobre o 2º turno das eleições municipais de 2024. E o melhor: todos são gratuitos e podem ser acessados pelo celular. 

No dia 27 de outubro, das 8 às 17 horas no horário de Brasília (DF), os eleitores de 51 municípios, incluindo 15 capitais, voltam às urnas para eleger os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. 

Por meio de um smartphone, de um tablet ou diante de um computador, é possível conferir em qual seção eleitoral você vota, obter orientações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados em tempo real. 

Há também ferramentas que oferecem suporte na resolução de dúvidas frequentes, permitem a conferência de dados essenciais, possibilitam o envio de denúncias referentes a práticas ilegais em campanhas eleitorais e ainda dão acesso a informações relevantes sobre as eleições de 2024.  

Confira seis plataformas desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar a sua vida no 2º turno: 

E-Título 

É um aplicativo móvel que fornece a versão digital do título eleitoral. Ele permite acesso rápido às informações do eleitor, incluindo zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. 

E há mais: os eleitores que já registraram as impressões digitais na Justiça Eleitoral e cujas fotografias aparecem no aplicativo podem utilizar o e-Título para se identificar na data do pleito. 

Pardal  

Permite reportar propagandas eleitorais irregulares, que são encaminhadas para análise do juízo eleitoral competente. Em 2024, o app passou a contar com formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a propaganda na internet. 

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral  

O  Siade  aceita denúncias de desinformação e conteúdos enganosos compartilhados por meio da internet. Na página, o cidadão consegue registrar episódios que envolvem a circulação de notícias ou afirmações falsas sobre as eleições.  

Mesário

O aplicativo foi desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições, bem como realizar treinamentos por meio de aulas on-line. 

Boletim na Mão

O app realiza a leitura de QR Code contido no final do Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, o que possibilita ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos BUs em seu celular ou tablet.  

Resultados   

Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo tem a função de informar, em tempo real, os resultados das eleições em cada município pela tela do celular. Uma versão dessa ferramenta também já está disponível no  Portal do TSE

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.