Poder Legislativo concederá honrarias nesta terça-feira, 29
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta terça-feira, 29, duas sessões solenes extraordinárias para condecorar pessoas que se destacam em suas áreas e contribuem para o desenvolvimento do Estado de Goiás. As sessões são de iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), e da deputada Vivian Naves (PP).
A solenidade promovida pelo presidente da Casa será às 19 horas, no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. Bruno Peixoto concederá o Certificado do Mérito Legislativo a personalidades que integram o segmento do fisiculturismo goiano, uma modalidade competitiva focada na musculação e na hipertrofia muscular. Nos últimos anos, a modalidade ganhou vários adeptos, uma vez que não há exigências curriculares para se tornar um atleta fisiculturista de alto rendimento.
Fisiculturistas
O fisiculturismo é um esporte que tem como objetivo o desenvolvimento do tamanho muscular em modos de definição, proporção, simetria estética e harmonia. Para que o ideal do fisiculturismo seja atingido, o mercado coloca à disposição um conjunto de práticas, tais como dietas, suplementos alimentares e uma árdua rotina de exercícios físicos.
O esporte começou nos anos 80, quando o levantamento de peso não era somente de quem levantava mais peso, mas, sim, de quem era o mais musculoso, criando uma nova categoria, conhecida como Strongman, para disputar quem era o homem mais forte para fins de entretenimento.
O grande ápice para se tornar um esporte conhecido mundialmente foi um concurso em 1901, produzido por Eugen Sandow, considerado pioneiro do fisiculturismo, que espalhou o esporte pela Europa e América.
Com a popularização da modalidade, foi criada em 1946 a Federação Internacional de BodyBuilders (IFBB), que atualmente conta com 174 países filiados e é organizadora do principal campeonato de fisiculturismo, o Mr. Olympia.
Atualmente, o fisiculturismo é um esporte com grande ascensão, contando com interesse de atletas e patrocinadores.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
Na parte da manhã, às 9 horas, também no Plenário Iris Rezende, a deputada Vivian Naves concederá a Medalha Pedro Ludovico Teixeira a 17 personalidades goianas que desempenham importantes papéis no Estado de Goiás. Entre os homenageados estão gestores públicos, farmacêuticos, policiais militares e bombeiro militar. Confira a seguir uma breve biografia de cada um deles.
Adryanna Leonor Melo de Oliveira Caiado
Adryanna Leonor nasceu em 24 de outubro de 1967, e é graduada em economia e em direito. Em 2009, foi diretora administrativa da Indústria Química do Estado de Goiás S/A (Iquego). Além disso, já colaborou também com os governos estadual e municipal em sua trajetória pelo funcionalismo público. Ocupou a Diretoria Administrativa e Financeira do Hospital Geral de Goiânia (HGG) e a chefia do Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Atualmente, é diretora-geral da OVG, onde realiza trabalho reconhecido pela excelência na área social do Estado.
Fábio Correa de Oliveira
Ex-prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa de Oliveira, mineiro de Guimarânia (MG), é casado e pai de seis filhos. Chegou a Brasília ainda garoto, de ônibus, a convite de um irmão que havia lhe prometido o primeiro emprego.
Quando passava pela Esplanada dos Ministérios, viu aqueles “prédios bonitos” e imaginou que fosse ser ali a sua moradia. Não tardou a descobrir que sua primeira residência seria na distante Ceilândia, de onde sairia para trabalhar cedo, todos os dias, em uma farmácia.
Chegou ao município de Cidade Ocidental em 1987, atraído pela calmaria e pelo ambiente rural, que era característico na época. Se envolveu com a cultura local, de modo a fomentar a primeira Corrida do Marmelo, juntamente com a comunidade, e foi o festeiro da 22ª Festa de Santo Antônio. Também criou o Clube do Cavalo e organizou as primeiras cavalgadas, que hoje fazem parte da cultura tradicional da cidade.
Fábio Correa é formado em administração, cujos conhecimentos aplica na condução dos seus negócios e na gestão da sua amada Cidade Ocidental, sendo primeiro eleito como vereador em 2012, com 574 votos, e depois como prefeito em 2016, com 11.641 votos. Foi reeleito quatro anos depois com 15.127 votos.
Daniela Muassab Castanho
Daniela é farmacêutica bioquímica formada pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), administração industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e administração manufaturada pela Universidade de Warwick-Inglaterra.
Atua na área industrial desde 1993, e, há sete anos, exerce suas atividades laborais na Brainfarma, sendo responsável pela produção, manutenção, engenharia, planejamento, sustentabilidade e excelência operacional da empresa.
A homenageada contribuiu fortemente com o município de Anápolis durante a pandemia de covid-19, por meio da doação de testes, aluguel de leitos de UTI, além de assegurar medidas seguras para os colaboradores, garantindo o suprimento dos medicamentos sem interrupção.
Domingos Paula de Souza
Nascido em 3 de junho de 1974, começou a trabalhar aos seis anos, vendendo geladinho, vigiando carro e sendo engraxate. Emancipado aos 17 anos, é pai de 5 filhos: Luana Xavier de Souza, Domingos Paula de Souza Junior, Flavia Gomes de Souza, Ludmila Xavier de Souza e Ana Júlia de Souza.
Domingos já foi ajudante de pedreiro e de pintor, trabalhou como pintor na Ambev, no Laboratório Teuto, na TCA, no Laboratório Ducto e na Vitapan Indústria Farmacêutica, e posteriormente criou o Supermercado Cedro.
No ano de 2008 foi convidado a se filiar no PTB e, nesse mesmo ano, foi eleito vereador de Anápolis pelo partido com 1.852 votos. Já foi presidente do partido PEN, e, em 2016, assumiu a presidência do PV. Em 2016, foi eleito vereador pelo PV, sendo reeleito em 2020.
Eerizania Eneas de Freitas
Graduada em letras pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), é professora especialista em docência de língua portuguesa, especialista em gestão e em planejamento, e servidora pública municipal há mais de 20 anos.
Em Anápolis, atuou como secretária de Desenvolvimento Social nos anos de 2018 a 2020, trabalhando no fortalecimento de políticas públicas, projetando o município como protagonista na implantação de serviços e programas sociais de proteção social.
Em 2021 e 2022, assumiu a pasta da Educação de Anápolis, sendo responsável por uma rede de ensino que conta com 37 mil estudantes e 4 mil profissionais. À frente da Educação, priorizou a integração das políticas educacionais como uma das ferramentas no avanço da qualidade do ensino público e na valorização dos professores.
Atualmente, ocupa o cargo de secretária de Integração em Anápolis, responsável pelas políticas públicas nas áreas da assistência social, cultura, esporte e emprego.
Eerizania acredita na consolidação das políticas públicas que garantam proteção social, fortalecimento da rede de serviços e ações que sejam capazes de proteger e ressignificar a realidade de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Flávio Colombo Júnior
Subtenente da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), graduado em direito e pós-graduado em direito público e ciências criminais, Flávio Colombo Júnior está lotado no 4º BPM, em Anápolis, e possui diversos cursos, bem como condecorações em virtude do seu alto desempenho no serviço prestado.
Evandro dos Santos Rosa
Cabo da PMGO, graduado em administração e pós-graduado em polícia e segurança pública, Evandro está lotado no 31º CIPM/CPE, em Anápolis, e possui diversos cursos, bem como condecorações em virtude do seu alto desempenho no serviço prestado.
Luzimar Silva
Natural da cidade de Campo Belo (MG), Luzimar mudou-se ainda criança para a cidade de Anápolis. É casado com Daniella Cardoso Silva e tem dois filhos: Marcus Vinicius e Andressa.
Tudo começou a partir de sua participação como líder comunitário, no bairro Calixtópolis, por quatro mandatos, totalizando dezesseis anos de contribuição. Seu trabalho foi reconhecido e, em 2016, foi eleito vereador em Anápolis com 1.265 votos. Em 2020, dobrou o número de votos para 2.451, e foi, mais uma vez, reeleito em 2024 para seu terceiro mandato com 2.972 votos.
Tem como principal bandeira a área social e também é um dos maiores incentivadores do esporte anapolino, tanto amador quanto profissional. Seu vínculo com o esporte se iniciou antes mesmo de ser vereador, no cargo de presidente da torcida do Anápolis Futebol Clube, que ocupou por dois anos, e depois como vice-presidente.
Alex de Araújo Martins
Nascido em 1978, na capital paulista, é casado com Angela Martins e pai de Ana Vitória e Antônio Martins. Em Anápolis, graduou-se em ciências sociais e direito pela UniEvangélica, e especializou-se em história pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Completou, em 2024, uma história de 25 anos de dedicação ao serviço público em Anápolis, exercendo as funções de professor e servidor técnico-administrativo na UEG.
No município de Anápolis, já ocupou os cargos de diretor-geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT); secretário municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura; e secretário municipal de Educação por duas vezes. Em 2024, foi reeleito vereador, em Anápolis, com uma votação expressiva, ocupando o posto de nono mais votado na Câmara de Vereadores, com 2.881 votos.
Francisco Pereira Madureira
Cristão, casado com Sineide Pereira de Siqueira Madureira, com quem teve dois filhos: Lucas e Letícia. Foi caminhoneiro por 18 anos e entrou na política em 2016. Quatro anos depois, foi eleito o vereador mais votado em Cocalzinho de Goiás, e, em 2024, foi reeleito com o segundo maior volume de votos no município.
Reamilton Gonçalves Espíndola de Athayde
Natural de Minaçu, é casado com Janaína Doralice Damásio de Athayde, com quem teve dois filhos: Reydner e Thayme. É bacharel em teologia pela Faculdade Teológica do Estado de Goiás (Fatego) e gestor em segurança pública pela Faculdade Católica de Anápolis.
É pastor-auxiliar da Assembleia de Deus Ministério de Anápolis e presidente de honra da Associação de Pais dos Autistas de Anápolis (ASPAA). Foi eleito vereador pelo município em 2020, com 1.363 votos, e reeleito em 2024, com 2.172 votos pelo partido Podemos.
Adenilton Gonçalves Ferreira de Jesus
Nascido em 5 de maio de 1985, em Goiânia, Adenilton Gonçalves é filho de Percília Gonçalves Moreira e Adenir José Ferreira de Jesus. Em 2003, destacou-se ao ser aprovado em dois concursos: da PMGO e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Após três meses no Curso de Formação de Praças da Polícia Militar, foi convocado para o curso correspondente no Corpo de Bombeiros.
Formado em direito pela Universidade Salgado de Oliveira, Adenilton também possui pós-graduação em criminologia e segurança pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua carreira como bombeiro militar se estendeu por treze anos, de 2004 a 2017, durante os quais alcançou as patentes de cabo, 3º sargento e 2º sargento. No entanto, sua última promoção não foi efetivada, devido à sua nomeação como perito criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, em junho de 2017.
Na sua nova função, Adenilton foi lotado na seção de documentoscopia forense, onde se especializou no exame de autenticidade de documentos. Em fevereiro de 2022, foi promovido a coordenador, cargo que ocupou até agosto de 2023. Desde então, exerce a função de coordenador do Departamento de Perícias Criminais Laboratoriais, sendo responsável pela gestão dos laboratórios do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues, a maior unidade da Polícia Científica do Estado de Goiás. Com um compromisso firme com a segurança e a justiça, Adenilton continua a contribuir significativamente para a sua área de atuação.
Alex Godinho Martins
Nascido em 23 de fevereiro de 1980, é natural da cidade de Goiás e graduado em geografia pela UEG em 2004. Filho de Alcides Martins Peres e de Telma das Graças Godinho Martins.
Iniciou sua trajetória em 2019, junto ao Governo do Estado de Goiás, como assessor do governador Ronaldo Ramos Caiado. Atualmente, ocupa a função de chefe de gabinete particular do governador.
José da Silva Santos Júnior
José da Silva nasceu em 1º de julho de 1993, na cidade de Goiânia. Estudou no Instituto Araguaia e formou-se em direito pela Faculdade Padrão em 2012. No ano seguinte, concluiu o curso de gestão em segurança pública.
Em 2013, José foi aprovado no concurso da Polícia Civil de Goiás assumindo o cargo de escrivão de polícia. Durante sua carreira, atuou em diversas delegacias e em casos importantes. Destacou-se na Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, onde desempenhou um papel crucial no caso Lázaro, sendo o escrivão responsável pelo inquérito que investigou a morte de Lázaro.
Atualmente, José é chefe da Seção de Direitos e Deveres da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, onde continua contribuindo para a segurança pública e o desenvolvimento institucional da Polícia Civil de Goiás.
Rafael Victor Mendonça Ciriaco
Rafael Victor Mendonça Ciriaco é natural de Anápolis (GO). Embora tenha se mudado para Campo Limpo de Goiás ainda bebê, possui laços familiares sólidos com o distrito de Souzânia em Anápolis. Com 35 anos, sua trajetória social começou com a atuação no Sindicato Rural de Anápolis e no Senar Goiás.
Rafael Victor também tem experiência como radialista na Rádio Campo Limpo FM e foi presidente da Câmara Municipal de Campo Limpo de Goiás, onde atualmente exerce o mandato de vereador. Seu comprometimento reflete-se em sua recente eleição, onde foi escolhido como o vereador mais atuante e lembrado do referido município.
Reinaldo de Souza Pereira
Reinaldo de Souza Pereira, mais conhecido como “Dudu de Taboquinha”, é natural de Padre Bernardo (GO). Casado com Fabiana Soares, tem quatro filhos: Larissa, Reinaldo, Isabella e Clara. Foi criado na beira do Rio do Sal, junto aos seus sete irmãos. Posteriormente, toda sua família mudou-se para o distrito de Mariápolis (Taboquinha), zona rural do município de Padre Bernardo.
No início dos anos 1990, foi para o Distrito Federal, para concluir seus estudos, alcançando a graduação de magistério. Em busca de novas oportunidades, retornou à capital federal nos anos 2000, permanecendo ali por quase 15 anos. Nesse período, iniciou o trabalho social, especialmente na área da saúde, laborando por inúmeros anos no Hospital Regional de Brazlândia. Como católico, sempre foi ligado à religiosidade e à prática da caridade, pilares essenciais em sua vida. Fomentador da cultura, participou ativamente na organização de cavalgadas, principalmente com a Comitiva dos Deleys.
Sua vida política iniciou-se quando foi eleito vereador pelo município de Padre Bernardo em 2016, pelo PDT. Em 2020, mais uma vez elegeu-se, sendo o terceiro vereador mais bem votado da cidade, e, a partir de 2021, ocupou o cargo de presidente do Legislativo municipal. Com o reconhecimento de sua gestão eficaz e independente, reelegeu-se presidente da Câmara em 2023.
Marly Alves Chaveiro
Marly é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, de Material Plástico e do Álcool, do município de Anápolis.