Servidores da Assembleia Legislativa realizam exames preventivos ao câncer de mama e colo de útero
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, diversas atividades referentes à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero. O evento ocorreu ao longo da manhã em frente à sala 3, bloco A, no térreo do Palácio Maguito Vilela.
Participaram do evento o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Fernando Curado; o secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Eduardo Bernardes; o secretário de Serviços Médicos, Lucas Adorno; a chefe dos Serviços de Saúde, Lis Tairiny Martins de Souza; o mastologista do Cebrom Oncoclínicas e palestrante da manhã, Thiago Zago Ázara; além de diversas servidoras.
Dentre os serviços oferecidos, estavam os testes de glicemia e aferição de pressão arterial, que foram realizados em parceria com a Drogaria MedFácil e, ainda, o hemograma para as mulheres com mais de 40 anos, oferecido pelo laboratório médico Laborcenter. Também foi disponibilizada uma oficina de autoexame das mamas e auriculoterapia.
O primeiro a falar foi o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Fernando Curado. Ele lembrou que este é um mês totalmente voltado para o cuidado da mulher, já que elas precisam estar atentas ao aumento dos índices do câncer de mama, de útero e de intestino. Quanto mais cedo é identificado o câncer de mama, maior é a possibilidade de sucesso no tratamento com possibilidade de cura de 95%. Então a gente incentiva o autoexame, o check-up regular para que seja identificado precocemente.
Depois, o secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, Eduardo Bernardes, destacou que Outubro Rosa é uma solicitação do presidente Bruno Peixoto, que trabalha sempre com a prevenção e a promoção da saúde. Bernardes revelou que neste ano o tema da campanha é "Minhas mamas, minhas histórias".
Em seguida, o secretário de Serviços Médicos, Lucas Adorno, disse que Outubro Rosa tem o intuito de conscientizar sobre a atenção à saúde da mulher, relacionada tanto ao câncer de mama quanto aos cânceres de útero e intestino. Quando se previne é possível ter uma condição melhor de fazer um diagnóstico precoce e o tratamento pode ser muito menos invasivo.
Palestrante
O mastologista do Cebrom Oncoclínicas e palestrante da manhã, Thiago Zago Ázara, explicou que a prevenção primária é aquela contemplada pelo estilo de vida saudável com alimentação adequada, atividade física diária e acompanhamento médico regular. A prevenção secundária é quando a mulher parte para a investigação realizando todos os exames necessários para detectar a doença ainda na fase inicial.
Zago focou sua palestra na conscientização e nos cuidados necessários para a prevenção do câncer, especialmente o câncer de mama. Ele explicou que a prevenção faz parte da investigação de rotina para que a neoplasia seja detectada no seu momento inicial. Quando iniciado o tratamento nessas circunstâncias, o prognóstico é favorável , tendo possibilidade de 95% de cura.
“A mensagem principal que quero deixar hoje para as mulheres goianas é que o câncer de mama tem cura e, quanto antes ele for descoberto e tratado, melhor vão ser os resultados”, finalizou o especialista.