Parlamentares participam da apresentação do Bosque dos Buritis
Um dos maiores e principais cartões postais de Goiânia, o Bosque dos Buritis, que fica ao lado do Palácio Alfredo Nasser, prédio da Assembléia Legislativa, será apresentado às 17 horas de hoje para setores sociais com um novo visual. A apresentação das obras de revitalização feitas pela Prefeitura de Goiânia para toda a população será amanha a partir das 18 horas, na área do bosque.
A presidente da Comissão do Meio Ambiente na Assembléia Legislativa, Vanuza Valadares (PSC), confirmou presença no evento e comemora a revitalização do bosque. “Era uma área que preocupava a sociedade, e hoje mantém a biodiversidade natural no Centro da cidade”, afirmou.
Para o vice-presidente da Comissão, deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), a revitalização do parque melhora a visibilidade da cidade que é considerada a Capital do verde e valoriza o Palácio Alfredo Nasser, que está integrado à paisagem do bosque.
Com a revitalização, o Bosque passou a contar com uma iluminação moderna que valorizou a área em toda sua extensão. Os parques infantis, a praça de alimentação, os quiosques e os monumentos também foram revitalizados.
De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o lago principal que antes contava com uma fonte e possuía apenas um jato d´água, passou a ter outros dois jatos e uma iluminação especial que valoriza todo o Bosque durante a noite. Além disso, o lago passou por um processo de higienização e foi repovoado com peixes de espécies nativas, como piau e lambari. A Amma ainda informou que a água dos lagos, antes bombeada, agora é captada da nascente do Clube dos Oficiais e passa pela roda d’água e a bica, instaladas durante a revitalização, promovendo junto com os três novos jatos d’água do lago principal, a renovação e aeração (oxigenação) da água.
A revitalização foi feita pela Prefeitura de Goiânia por meio da Amma e conta também com um projeto de exposição de orquídeas.