Ícone alego digital Ícone alego digital

Ambientalista Marcelo Bueno fala sobre meio ambiente e desmatamento em entrevista veiculada na TV Assembleia

05 de Novembro de 2024 às 14:50
Crédito: Hellenn Reis
Ambientalista Marcelo Bueno fala sobre meio ambiente e desmatamento em entrevista veiculada na TV Assembleia
Programa Visão da Política entrevista Marcelo Bueno

O Programa Visão da Política desta terça-feira, 5, na TV Assembleia Legislativa, apresentado por Monalisa Carneiro, recebe o engenheiro agrônomo, paisagista e ambientalista Marcelo Bueno Fernandes, para discutir temas, como meio ambiente, desmatamento e arborização.

O convidado é questionado sobre a possibilidade de o Brasil atingir a meta de zerar de desmatamento até 2050. Marcelo acredita que esse objetivo é alcançável e critica a prática de derrubar florestas para criar pastagens. Ele ressalta que não é contra o agronegócio, mas defende que a produção pode ser conciliada com a preservação ambiental. Para reverter esse cenário, o especialista propõe o replantio de árvores em áreas degradadas, a conservação do solo, a recuperação de nascentes e o reflorestamento.

Marcelo também discorre sobre a situação da arborização em Goiânia, que, apesar de ser considerada a Cidade Arborizada do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), ainda enfrenta desafios. “A arborização é uma ferramenta fundamental para reduzir a poluição e melhorar a qualidade do ar”, explica.

Questionado sobre a remoção de árvores em caso de danos, o convidado esclarece que, na maioria das vezes, os acidentes ocorrem devido à falta de manutenção das árvores. Ele enfatiza a importância de cuidar adequadamente do plantio urbano. No âmbito político, Marcelo destaca o papel dos governantes na preservação ambiental. “Precisamos de política pública eficaz para reverter os danos causados ao meio ambiente”.

A entrevista do ambientalista vai ao ar nesta terça-feira, 5, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.