Ícone alego digital Ícone alego digital

Cenário político para 2026 é tema de entrevista com cientista político veiculada pela TV Assembleia Legislativa

06 de Novembro de 2024 às 14:10
Crédito:
Cenário político para 2026 é tema de entrevista com cientista político veiculada pela TV Assembleia Legislativa
Entrevista com o Cientista Político Pedro Pietrafesa

Edição que vai ao ar após a sessão ordinária desta quarta-feira, 6, traz a análise de Pedro Pietrafesa, cientista político e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sobre os rumos que a política, tanto na esfera estadual quanto nacional, deve tomar após as eleições municipais deste ano.

Já no início da entrevista, a jornalista e também cientista política Monalisa Carneiro questionou sobre o reflexo que o desempenho dos partidos União Brasil e MDB na eleição de prefeitos, em Goiás, pode ter nas eleições de 2026. As duas siglas foram as que mais fizeram prefeituras no Estado.

Pedro Pietrafesa respondeu que esse resultado fortalece a base governista e aumenta a capilaridade dos partidos no Estado, o que deve ser determinante para eleger deputados estaduais e federais.

Já com relação à eleição para o Governo do Estado, o professor afirmou que Daniel Vilela, que até agora segue como o candidato da base governista ao cargo, sai na frente, já que ele deve assumir a cadeira no começo de 2026, com a saída de Ronaldo Caiado para a disputa à presidência. “Ser governo, ainda que por um período pequeno, é positivo. Para Daniel Vilela, vai ser importante para ele já tentar mostrar o que ele pode fazer como governador”.

Sobre o provável concorrente Wilder Morais, que deve ser o candidato do PL ao Governo, o pesquisador acredita que ele será um adversário forte e pode surpreender, já que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas ainda assim acredita que Vilela, nesse momento, é favorito.

Pietrafesa também analisou as chances de Ronaldo Caiado na disputa presidencial. Para ele, a liderança do governador, consolidada no Estado, não se reflete no cenário nacional, que já tem outros nomes mais conhecidos e fortes, que também já se apresentam como pré-candidatos. “Tem o Tarcísio (de Freitas, governador de São Paulo), o Zema (Romeu Zema, governador de Minas Gerais). Ele concorre com nomes que têm mais permeabilidade que ele. Talvez seja interessante Caiado começar a viajar por outros estados para tentar viabilizar essa possibilidade de candidatura presidencial”.

O cientista político ainda fez análises sobre diversos temas, como as eleições nas principais cidades do Estado: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis, a performance do PL no pleito goianiense, o racha na direita, os rumos da polarização, entre outros assuntos.

O Visão da Política será exibido nesta quarta-feira, 6, logo após o término da sessão ordinária, na grade de programação da TV Assembleia Legislativa, nos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.