Reconhecimento da Cavalgada das Patroas como patrimônio cultural tem aval da CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, durante a reunião desta quinta-feira, 7, o processo nº 20560/24, de autoria do deputado Amilton Filho (MDB), que reconhece a Cavalgada das Patroas como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. O deputado Amauri Ribeiro (UB) foi o relator e emitiu parecer favorável à aprovação da matéria.
O evento é realizado anualmente no último fim de semana de maio, em Divinópolis de Goiás. A matéria prevê, ainda, a inclusão da festividade, destacada pelo parlamentar como uma das principais tradições do município, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
O legislador relata, em sua justificativa, que a Cavalgada das Patroas tem suas raízes na tradição dos tropeiros baianos, que desde a criação da cidade, conduziam boiadas para as praças de Barreiras, na Bahia, e Januária, em Minas Gerais. “Teve início na zona rural do município de Divinópolis e foram fortemente influenciadas pelos festejos religiosos locais, que incorporaram a celebração dos tropeiros e suas jornadas”, frisou.
Valorização feminina
Segundo Amilton Filho, inicialmente, as mulheres eram apenas coadjuvantes nas cavalgadas, responsáveis pela comida e pela organização de cada pouso dos cavaleiros. Com o passar dos anos, a participação feminina cresceu e a realização de uma cavalgada voltada ao público feminino se tornou uma demonstração do fortalecimento dessas mulheres.
“Na Cavalgada das Patroas, muitos homens dão apoio nos bastidores da organização. Atualmente, a Cavalgada das Patroas é organizada por um grupo de mulheres representantes de diversas comunidades do município de Divinópolis, onde coordenam e lideram todo o evento, representando não apenas assentamentos, mas comunidades como a quilombola da Vazante, Chapadinha e o povoado Porteiras, dentre outras”, pontua o autor da proposta.
Valorização do município
O evento conta, segundo a propositura, com missa, discursos, desfile, além de apresentações culturais, shows musicais, danças típicas, premiações e homenagens. “Além de fortalecer os laços comunitários, promove a integração social e destaca o papel das mulheres na liderança comunitária”, frisa Amilton Filho.
O parlamentar acrescenta que o evento também amplia o turismo local e possibilita a geração de renda para comerciantes da região, visto que a festividade atrai cerca de dois mil participantes, entre cavaleiros, amazonas e espectadores.
“A Cavalgada das Patroas tem grande importância cultural e histórica”, enfatiza Amilton Filho, com a afirmativa de que a proposta “visa a reconhecer a importância dessa festividade, uma vez que representa uma celebração das tradições e costumes que moldaram a identidade de Divinópolis de Goiás, que hoje homenageia o legado dos tropeiros baianos e sua influência na formação econômica e cultural da região, além de reforçar a memória coletiva da comunidade, destacando o papel das mulheres como líderes e preservadoras dessas tradições”.