Planejamento familiar às famílias goianas em situação de vulnerabilidade é destacado em projeto de lei
O deputado Dr. George Morais ( PDT) apresentou projeto de lei de nº 23710/24 na Assembleia Legislativa de Goiás para instituir a Política Estadual de Educação para o Planejamento Familiar e Gravidez Saudável no âmbito do Estado de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído para relatoria do deputado Amauri Ribeiro ( UB).
A propositura busca promover o planejamento familiar das famílias goianas na área financeira e no período gestacional, em busca da melhoria da saúde reprodutiva e do bem-estar. A aplicação dessa política vai dar suporte tanto aos casais quanto aos pais solos, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade.
O resultado será a redução de casos de gravidezes indesejadas e do índice de mortalidade materna e infantil, por meio da conscientização das famílias sobre a importância do acompanhamento pré-natal e dos cuidados integrais à saúde das gestantes, além do planejamento financeiro para as responsabilidades da chegada de um filho.