Programa Visão da Política exibe entrevista com o diretor-executivo da Assembleia Legislativa, Rubens Kirsteim
O programa Visão da Política, exibido pela TV Assembleia Legislativa, traz, em nova edição, entrevista com o diretor-executivo da Assembleia Legislativa, Rubens Kirsteim. O convidado fala sobre, entre outros temas, o prêmio "Radar da Transparência Pública", ao qual a Alego está concorrendo mais uma vez. São abordados, ainda, o programa de compliance público da Casa, o curso de pós-graduação implantado na atual gestão, corte de gastos, atividades culturais e sustentabilidade.
Em relação ao prêmio "Radar da Transparência", Rubens afirma que o grande segredo para que a Alego esteja se destacando nessa área, tendo conquistado o primeiro lugar em 2023, é a simplicidade. “A estratégia maior da simplicidade é a verdade. Então, se você traz consigo, nas ações, esses dois fatores importantes, se faz tudo certo, não tem o que esconder. Se tem todos os dados que pode disponibilizar, não tem por que não mostrar. A Assembleia é fruto de uma política do presidente Bruno Peixoto de realmente mostrar a Casa como ela realmente é”, resume.
O diretor afirma que o Parlamento goiano tem de deixar bem claro para a população os gastos, os salários e tudo que disser respeito ao próprio funcionamento. “A partir do momento que você usa a simplicidade, ou seja, quem não deve não teme, então mostra-se tudo, despe-se totalmente, isso é bem fácil de acontecer. E o que a Assembleia fez foi isso, mostrar, através dos carnais competentes, criar uma secretaria que cuida exatamente só de transparência. Essa secretaria expõe realmente o que está acontecendo na Casa e como tudo que se faz aqui é dentro da lei”, explica.
Kirsteim explica como foi feita a implantação do compliance público no Parlamento e aponta os benefícios deste para a população. Segundo ele, a Alego fez opção por quatro áreas de demandas maiores, onde se verificam riscos e de que forma é possível melhorar. “A gente trabalha em áreas específicas, que são compras, licitações, contratos e também a própria transparência. O compliance visa justamente ordenar as coisas e poder mostrar, com clareza, tudo o que acontece, evitando riscos, como o fracasso de licitação. Vamos buscar, vamos resolver, vamos buscar alternativas antes de que aconteça. Esse é o papel do compliance”, afirma.
De acordo com o diretor, por causa desse programa, a Alego se tornou referência no Brasil na área de compras. “Inclusive nós recebemos, algumas vezes, deputados de outras assembleias que vêm nos visitar para ver o que está funcionando aqui. Não só deputados, mas o pessoal técnico também. Hoje nossa área de TI é referência, o Programa Alego Digital cuja meta é zerar o uso de papel, é referência no Brasil. As pessoas vêm buscar o conhecimento de como é que a gente está fazendo. O nosso compliance, a nossa gestão hoje é referência em nível nacional. O deputado Bruno Peixoto hoje é um expoente, destacado em termos de presidência de assembleias”.
O Visão da Política vai ao ar na tarde desta terça-feira, 12, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom. Também é exibido no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.