Por proposta de George Morais, Goiás poderá ganhar política de incentivo à saúde mental no ambiente do trabalho
O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou, para tramitação nesta Casa de Leis, o projeto de lei n. 23914/24, que estabelece, em Goiás, uma política de incentivo à saúde mental no ambiente de trabalho, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores. Depois de ser lido em Plenário, a matéria será encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e nas comissões temáticas.
De acordo com o parlamentar, o reconhecimento de que a saúde mental é uma parte essencial da saúde global e de que o ambiente de trabalho exerce grande influência sobre ela torna-se fundamental para a criação de um ambiente laboral saudável, produtivo e respeitoso. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a saúde mental como essencial para o bem-estar, produtividade e equilíbrio na vida dos trabalhadores. As condições no ambiente de trabalho, como alta pressão, excesso de responsabilidades e falta de suporte, contribuem diretamente para o desenvolvimento de transtornos emocionais e psicossociais”, afirma o deputado em suas justificativas.
Morais cita pesquisas em que a promoção de saúde mental nas empresas resulta em significativa redução do absenteísmo, dos afastamentos por doenças relacionadas ao estresse e do turnover. “A presença de programas de apoio à saúde mental no trabalho auxilia os trabalhadores a lidar com o estresse e melhora o engajamento e a satisfação, resultando em ganhos de produtividade e redução de custos com substituições e perdas de produtividade”, salienta.