Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa sedia abertura do 9º Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás

08 de Novembro de 2024 às 07:00
Crédito: Will Rosa
Assembleia Legislativa sedia abertura do 9º Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás
9º Seminário da Rede de Pessoas Educadoras em Museus de Goiás (REM)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu na noite dessa quinta-feira, 7, o 9º Seminário da Rede de Pessoas Educadoras em Museus, cujo tema é “Políticas públicas em Goiás – instituições e processos museológicos”. A mesa de abertura do encontro debateu “O direito à memória e as políticas públicas”. O evento, que terá prosseguimento na próxima semana, conta com o apoio da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer do Parlamento goiano, presidida pelo deputado Mauro Rubem (PT).

Pela primeira vez os debates estão sendo realizados fora do ambiente acadêmico. A mediadora da discussão foi a coordenadora da Rede, Bárbara Yanara, e as debatedoras as professoras doutoras Mariana Prandini e Cristina Helou.

Segundo Bárbara Yanara, o seminário, que é realizado anualmente, propõe estabelecer conexões dos museus com as instituições de educação, promovendo a discussão sobre temas relacionados à museologia. Ela também sublinhou que é uma forma de debater o direito à memória, fazendo o contraponto à história oficial.

Yanara disse, ainda, que o seminário busca trazer para a sociedade essas discussões e, nesse sentido, houve um avanço neste ano. “Pela primeira vez, o seminário é feito fora do ambiente acadêmico, sendo que a abertura é aqui na sede do Poder Legislativo do Estado. Significa que estamos conseguindo evoluir na aproximação com a sociedade.”

O deputado Mauro Rubem explicou que a realização do evento na Casa partiu de um convite do grupo de trabalho (GT) criado na Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, para monitorar e discutir como fortalecer as políticas públicas voltadas para o setor cultural.

Essa é uma das ações do GT, que vai seguir discutindo com diversos segmentos da cultura, a proposição de ações concretas, que contemplem os fazedores de cultura e, ainda, chamando esses grupos para acompanharem as questões que possibilitam as políticas, como a discussão do orçamento do Estado. “Nessa área dos museus, existe, por exemplo uma proposta de criação do Museu da Periferia. Como podemos viabilizar isso? Nesse sentido que estamos trabalhando”, disse o parlamentar.

O 9º Seminário da Rede de Pessoas Educadoras em Museus segue na próxima segunda-feira, com a mesa “Gestão de Museus, Economia Criativa e Cultura Popular”, com participação do coordenador-geral do Museu Pedro Ludovico, Pedro Henrique Campos, da especialista em patrimônios culturais e cidadania Dinaira Francisca da Costa Silva e da bacharela em Museologia e doutoranda em Antropologia Giovanna Silveira Santos. Esse debate será realizado de forma online.

Durante a próxima semana, acontecem ainda as discussões dos grupos temáticos.

Todas as informações sobre as atividades do seminário estão disponíveis no Instagram @remgoias.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.