Virmondes Cruvinel realiza, neste sábado, sessão em homenagem aos odontólogos e radiologistas
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), realiza, neste sábado, 9, sessão solene extraordinária em homenagem aos odontólogos e radiologistas pelos seus relevantes serviços prestados a Goiás. O encontro terá início às 10 horas, no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.
No dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista, instituído em 1884, primeiro decreto (Decreto nº 9.311) que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, os dentistas se tornaram bastante requisitados pela sociedade e conquistaram uma posição relevante entre os profissionais de saúde.
Além do cuidado contra cáries, placas e outras ameaças à integridade dos dentes, os dentistas também alertam sobre outras partes do corpo que necessitam de atenção especial, como os ossos, músculos, articulações, gengiva e tecidos bucais. Graças a esses tratamentos, muitos pacientes não apenas conseguem preservar seus dentes como também perdem o receio de sorrir e se sentem mais confiantes com a própria aparência, contribuindo com a autoestima e a saúde mental.
Dia do Radiologista
O Dia do Radiologista, celebrado em 8 de novembro, é uma data especial para reconhecer o trabalho desses profissionais essenciais na área da saúde. A data faz referência ao nascimento da radiologia, pois, em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen iniciou seus experimentos sobre radiação. Considerado o primeiro radiologista, ele conseguiu, um mês depois, fotografar os ossos da mão de sua esposa, criando assim o que conhecemos hoje como raio-x, considerado uma das maiores descobertas do século, com aparelhos cada vez mais modernos, seguros e tecnológicos responsável pelo diagnóstico de diversas doenças.
Atualmente, exercem na área os técnicos em radiologia que atuam com a preparação de materiais e equipamentos para a realização de exames e radioterapia, além de também operarem aparelhos de raio-x, organizam equipamentos, materiais e salas de exame e preparam os pacientes para a realização de exames, como a ultrassonografia e a tomografia, por exemplo.
Entre suas atividades estão ainda o processamento de filmes radiológicos, o preparo de soluções químicas, a avaliação de reações adversas, o auxílio da realização de procedimentos e diversas outras.
Já o médico radiologista precisa garantir que os exames sejam realizados da maneira correta pelos técnicos e biomédicos, e interpretar as imagens obtidas para dar o diagnóstico ao seu paciente, além de realizar ultrassonografias. E os especialistas em radiologia intervencionista podem ainda fazer procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.