Dr. George Morais postula implantação de bibliotecas itinerantes em Goiás
Como forma de ampliar o acesso à literatura e promover a formação cultural, principalmente para populações de regiões remotas e comunidades carentes, o deputado Dr. George Morais (PDT) sugere instituir a Política de Incentivo à Leitura, por meio de bibliotecas itinerantes. A ideia passa pela apreciação da Assembleia Legislativa como processo nº 23837/24 e, na primeira etapa do seu rito processual, deve ser distribuído para relatoria de integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Conforme o texto, a intenção é priorizar regiões com baixa oferta de bibliotecas e acervos literários no Estado. “A desigualdade no acesso à educação e à cultura é um dos grandes desafios para o desenvolvimento de sociedades mais justas e inclusivas”, aponta Morais.
Caberá às Secretarias de Estado da Educação e da Cultura identificar as regiões prioritárias, desenvolver e estruturar as unidades móveis de bibliotecas itinerantes, estabelecer parcerias para manutenção e expansão do programa, e capacitar profissionais e voluntários para atuarem na gestão e operação das mesmas.
As bibliotecas itinerantes deverão ter um calendário de visitas regular, com horários e locais previamente definidos e divulgados para as comunidades atendidas. O acervo poderá ser composto por obras de literatura, ciência, história, geografia, com prioridade para autores brasileiros, especialmente os goianos.
O legislador anota que o projeto busca uma solução efetiva para promover a inclusão cultural, desenvolver o hábito de leitura e reduzir as desigualdades educacionais no Estado de Goiás, garantindo o direito de acesso à cultura e à educação para todos.