Ícone alego digital Ícone alego digital

Opção de pagamento da conta de energia elétrica no momento do corte tem aval de colegiado

13 de Novembro de 2024 às 14:59

Sob o comando do deputado Veter Martins (UB), a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 13, para deliberação de uma matéria. De autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), o projeto, protocolado na Casa de Leis sob o nº 2988/24, prevê a obrigatoriedade da empresa concessionária de energia elétrica a oferecer a oportunidade de pagamento de contas atrasadas no momento da suspensão do serviço.  

Relatada de forma favorável pela deputada Vivian Naves (PP), com parecer aprovado por unanimidade, a proposta estabelece a oferta da opção de pagamento por meio de cartões de débito e crédito, ou via PIX. 

Caso a concessionária de energia elétrica não cumpra a legislação, deverá ser aplicada, conforme o texto, uma multa no valor de três vezes o valor da taxa de religação. A matéria ressalta que o fornecimento só poderá ser cortado, caso, no ato do desligamento, o consumidor não seja encontrado.

Considerado um serviço público essencial e indispensável para a manutenção das atividades diárias da população, Olimpio frisa que a interrupção do serviço de energia elétrica “não apenas causa transtornos imediatos e inconvenientes significativos às famílias, mas também pode acarretar em prejuízos maiores, especialmente para aqueles que dependem de equipamentos elétricos para a manutenção de sua saúde”.

A proposta segue para o Plenário, onde será analisada pelos deputados em duas fases. Caso aprovado, o texto será encaminhado ao Poder Executivo, para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.