Bia de Lima afirma que redução da escala 6x1 é urgente para o País
A deputada Bia de Lima (PT) foi a primeira a pedir a palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 13, e aproveitou a oportunidade para expressar sua satisfação pela proposta de emenda constitucional (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6x1 ter alcançado as 171 assinaturas necessárias para o início da tramitação no Congresso Nacional.
Bia disse que a medida precisa ser implementada urgentemente para conter, segundo ela, o crescimento vertiginoso do adoecimento dos trabalhadores do País.
“Agora, vamos ver de fato quem defende a família no Brasil. Porque quem defende a família defende essa PEC, já que, com a escala de trabalho atual, é impossível um trabalhador ter tempo de descanso e lazer com os seus”, afirmou a parlamentar.
A deputada pontuou ainda que o discurso de que a medida atrapalha a economia é uma falácia que remete à época da escravatura e a outros momentos em que direitos contemplaram a classe trabalhadora. “Esse discurso foi usado também contra a instituição do salário mínimo, do 13º salário, da redução da jornada de trabalho e da PEC das empregadas domésticas. A desculpa é sempre a mesma e nunca acontece; precisamos avançar nesta discussão”, defendeu.