Ícone alego digital Ícone alego digital

Parlamento celebra Dia Estadual do Procurador em solenidade nesta quinta-feira, 14

13 de Novembro de 2024 às 18:30

Proposta pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), uma sessão solene extraordinária vai marcar, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Dia Estadual do Procurador, comemorado em 11 de novembro. A data foi instituída no Calendário Oficial do Estado, por meio da Lei 16.778/2009, em homenagem à criação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, no mesmo dia, no ano de 1964. Na oportunidade, o procurador do Estado, Tomaz Aquino da Silva Júnior, vai ser condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A solenidade está marcada para esta quinta-feira, 14, às 18h30, no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, sede do Legislativo goiano.

O parlamentar justifica a homenagem à categoria dos procuradores alegando que o profissional desempenha um papel fundamental na representação judicial e extrajudicial do nosso Estado, atuando na defesa dos interesses públicos, na elaboração de pareceres jurídicos, na condução de processos administrativos e judiciais em que o Estado seja parte, entre outras atribuições. “Eles contribuem para a efetivação das políticas públicas, para a defesa do patrimônio e interesses do Estado, e para assegurar o cumprimento da legislação vigente, justificando a referida homenagem”.

Já com relação à concessão da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria existente no Poder Legislativo estadual, para Tomaz Aquino, Cruvinel afirma que a comenda é destinada ao reconhecimento dos indivíduos que tenham realizado contribuições excepcionais ao Estado de Goiás e à sociedade em geral. “Neste contexto, o senhor Tomaz Aquino se destaca como uma figura notável, cuja trajetória e realizações justificam, plenamente, a concessão desta honraria”.

O parlamentar destaca ainda a trajetória acadêmica e profissional do procurador como justificativas para a homenagem. Ele lista que Tomaz Aquino possui uma sólida formação acadêmica, sendo graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em direito processual constitucional pela Esup. Desde 2010, Tomaz Aquino exerce a função de procurador do Estado de Goiás, “demonstrando notável competência e dedicação em sua atuação”.

Virmondes cita que, atualmente, Aquino é o chefe da Procuradoria Setorial na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Secti). Entre 2015 e 2020, o homenageado foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás. “Durante seu mandato, ele liderou importantes iniciativas em defesa dos direitos e interesses dos procuradores, promovendo a valorização da carreira e fortalecendo a instituição. Sua gestão foi marcada por uma abordagem colaborativa e pelo empenho em melhorar as condições de trabalho e a capacitação dos profissionais da área”.

“Ao longo de sua carreira, Tomaz Aquino tem demonstrado um compromisso inabalável com a ética, a justiça e o serviço público. Suas contribuições vão além de suas funções formais, refletindo um profundo senso de responsabilidade social e uma dedicação constante ao bem-estar da comunidade goiana. Suas ações têm impactado positivamente diversos setores, desde a administração pública até a inovação tecnológica, passando pela advocacia pública e a educação jurídica”, complementa a justificativa para a concessão da honraria.

Sobre  a Procuradoria

Considerado o maior escritório de advocacia do Estado de Goiás, a Procuradoria-Geral do Estado é integrada por advogados públicos. Hoje, está presente em todas as secretarias do Estado, autarquias e fundações estaduais, que correspondem a 22 órgãos da Governadoria e administração direta, 12 entidades da administração indireta, além do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), atuando diretamente junto aos correspondentes titulares.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.