Parlamento comemora o Dia da Consciência Negra com programação especial amanhã
Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) organizará, nesta terça-feira, 19, uma programação especial em celebração à cultura e à história da população negra no Brasil. Neste ano, a data ganha um significado ainda mais emblemático, pois o 20 de novembro será, pela primeira vez, comemorado como feriado nacional, reconhecendo a luta e a resistência negra ao longo dos séculos.
As atividades começam às 17 horas, com o desfile "Beleza Negra" no saguão da Alego. Idealizado por Emiliana Pereira dos Santos, gestora de Cultura da Casa, e Raquel Eshilley, assessora de Atividades Culturais, o desfile enaltecerá a diversidade e celebrará a beleza e a cultura negras em um espaço institucional, destacando a importância da representatividade.
Às 19h30, o auditório 1 da Casa receberá sessão do Cine "Nepretude", com a exibição de filmes que exploram a negritude e o protagonismo negro no audiovisual brasileiro. A iniciativa é do Cineclube Laranjeiras, um projeto de extensão da Universidade Estadual de Goiás (UEG), coordenado pelo professor Sandro de Oliveira. “O Cine 'Nepretude' é uma oportunidade de refletir sobre a representação da negritude no audiovisual e reforçar a importância da diversidade e do protagonismo negro na construção de uma sociedade mais justa e plural”, afirma o professor.
Os eventos são abertos ao público, promovendo um espaço de reflexão e fortalecimento da cultura negra em Goiás. A programação reforça o compromisso da Alego com a promoção de inclusão e de diversidade.