Criação de serviço itinerante de apoio psicológico e social está em tramitação no Parlamento
O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto de lei de nº 24.290/24, que dispõe sobre a criação do serviço itinerante de apoio psicológico e social no Estado de Goiás. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuído ao deputado Issy Quinan (MDB) para relatoria.
O intuito é oferecer atendimento psicológico, orientação social e suporte emocional a comunidades carentes, áreas rurais e regiões com difícil acesso a serviços de saúde mental e apoio social.
De acordo com o projeto de lei, o serviço será responsável por: oferecer atendimento psicológico individual e em grupo, visando à
promoção da saúde mental e o bem-estar emocional; realizar orientações e encaminhamentos para redes de apoio social, assistência e proteção de direitos; promover atividades educativas, palestras e rodas de conversa sobre temas como saúde mental, prevenção ao suicídio, violência doméstica e uso de substâncias psicoativas.
Para Morais, a aprovação deste projeto irá corroborar, sobremaneira, para a redução dos índices de sofrimento psíquico e de desigualdade social, por meio de atendimentos preventivos. O resultado será a promoção do bem-estar integral dos goianos que moram em regiões periféricas e zonas rurais.