Proposta de Gomide prevê a inclusão da matéria de inteligência emocional na grade curricular
O deputado Antônio Gomide (PT) pleiteia, por meio do projeto de lei nº 24721/24, incluir na grade curricular do ensino fundamental e médio no Estado de Goiás a disciplina de inteligência emocional, com o objetivo de desenvolver habilidades socioemocionais, liderança, resiliência, resolução de problemas e saúde mental.
Em sua justificativa, o autor frisa que a proposta foi inspirada em um projeto da Assembleia Legislativa do Piauí. O intuito, segundo Gomide, é promover o desenvolvimento de competências emocionais nos estudantes goianos, por meio da disciplina.
“Tal medida visa à formação integral dos alunos, capacitando-os para lidar com suas emoções de forma saudável, fortalecendo suas relações interpessoais e promovendo um ambiente escolar mais harmonioso”.
A proposta é, de acordo com o legislador, uma resposta às demandas contemporâneas da educação, que não mais se restringe ao desenvolvimento intelectual, mas também abarca aspectos emocionais e sociais essenciais à vida em sociedade. “Dessa forma, o projeto cumpre uma função educativa e social, formando estudantes preparados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuindo para a construção de cidadãos mais equilibrados e conscientes”, argumenta.
“Além disso, estudos indicam que a integração de habilidades socioemocionais na educação básica pode reduzir a incidência de problemas comportamentais, melhorar o desempenho acadêmico e promover o bem-estar geral dos estudantes”, salienta.