Assembleia Legislativa recebeu estudantes de direito para atividades de educação para a cidadania
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na tarde desta terça-feira, 19, por meio da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, palestra e visita guiada aos alunos do curso de direito da FacUnicamps. Ao final da atividade, os participantes puderam conhecer as ferramentas de web-cidadania disponibilizadas pela Casa, como a que permite acompanhamento online da agenda e das pautas do Parlamento, por meio do aplicativo Deputados Aqui.
A palestra foi ministrada pelo cientista social Miguel Gusmão, chefe da seção. A bacharel em direito, Ethiene Gonçalves, também do mesmo departamento, guiou os alunos na visita às dependências do Palácio Maguito Vilela.
Logo após a sua palestra, Miguel Gusmão conversou com a Agência de Notícias, quando ressaltou que a aproximação da Alego com a comunidade estudantil possibilita que a divulgação da importância do Poder legislativo para as democracias. “Não tem regime democrático sem Poder Legislativo. Ele tem um papel ímpar nesse contexto porque assume a função essencial de ter a oposição institucionalizada. Essa oposição institucionalizada é o que vai dar os freios e contrapesos que a perspectiva democrática tanto precisa para funcionar”, afirmou.
Aluno do 10° período do curso de direito da FacUnicamps, Douglas Vinícius destacou a relevância das explicações e informações apresentadas no evento. Um dos pontos que chamou sua atenção foi o funcionamento do aplicativo Deputados Aqui, que promove uma interação direta com a população. No sistema disponibilizado pelo portal da Alego, o usuário pode conhecer as atividades dos parlamentares e os projetos de leis apreciados pela Casa.
Douglas elogiou a iniciativa da Casa de receber o público externo. “Realmente é aberto ao povo. As pessoas acreditam que é muito difícil chegar aqui, é muito difícil conhecer, até mesmo por curiosidade, entrar, ver como é, como funciona. Mas, realmente, existe uma comunicação com o público. A experiência foi muito boa”, salientou.
Gusmão destacou ainda que a primeira etapa do projeto é justamente tornar o Poder Legislativo mais conhecido, com informações sobre sua função e atividades específicas, além de divulgar de que forma as pessoas podem acompanhar e participar do dia a dia do Parlamento.
Projeto Escola no Legislativo
O evento de hoje foi mais uma edição do Projeto Escola no Legislativo, a 28ª de 2024. Segundo Gusmão, as atividades foram pensadas com metodologia específica para o público universitário, mas tem o mesmo propósito das que são direcionadas a turmas que vão até o sexto ano do ensino fundamental. “Claro que a metodologia muda, o tempo de palestra, o conteúdo que a gente trata, a forma que a gente aborda é muito variada. Para esse grupo específico, aprofundamos alguns conceitos próprios do processo legislativo. O objetivo é aproximar o Poder Legislativo da comunidade escolar, independente do nível escolar", pontua.