Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto do Dr. George Morais prevê nova rota no turismo religioso em Goiás

11 de Dezembro de 2024 às 08:16

O deputado Dr. George Morais (PDT) é autor do projeto de lei nº 24315/24, em tramitação na Assembleia Legislativa, que propõe a criação do “Caminho de Damiana”, uma rota de turismo religioso e cultural que se inicia no município de Mossâmedes, passa pela cidade de Goiás e termina em Trindade. Essa rota faz homenagem à beata Damiana da Cunha, que se destacou por seu legado espiritual e cultural em Goiás.

O objetivo da iniciativa é valorizar e divulgar a história e o legado de Damiana, promovendo o turismo religioso e cultural no Estado, incentivar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios que compõem o percurso, estimular a prática de peregrinação e também o turismo de contemplação, incentivando a reflexão e o contato com a natureza.

O trajeto, com início no município de Mossâmedes, passará por alguns pontos, como o Memorial de Damiana e a Igreja Matriz de São Sebastião, na cidade de Goiás. Também está prevista uma parada na Catedral de Santana e, em Trindade, os peregrinos finalizam sua jornada na Basílica do Divino Pai Eterno.

De acordo com a justificativa da matéria, a Goiás Turismo, juntamente com a Secretaria Estadual da Cultura serão os responsáveis pela coordenação, manutenção e promoção do percurso, garantindo pontos de apoio, com áreas de descanso, água, sanitários e informações. Além disso, serão os encarregados de promover a divulgação em âmbito estadual e também nacional, incentivando a visitação, firmar parcerias com as prefeituras dos municípios, entidades religiosas e organizações culturais para fortalecer o apoio e a infraestrutura.

O parlamentar ressalta que o “Caminho de Damiana”, através dessa conectividade de municípios, além de promover o desenvolvimento econômico, fortalecerá a cultura e a  valorização das tradições de Goiás.

A matéria está sob relatoria do deputado Issy Quinan (MDB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.