Reconhecimento do circuito de pesca Gigantes do Araguaia é publicado no Diário Oficial
De autoria do deputado Coronel Adailton (SD), foi sancionada a Lei Estadual nº 23.082 (originalmente projeto de lei nº 6225/24), que inclui, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o circuito de pesca esportiva Gigantes do Araguaia.
O circuito se tornou de extrema importância para a região noroeste do Estado. Além de movimentar a economia, a comunidade ribeirinha é beneficiada com ações sociais, como entregas de cestas básicas para populações em vulnerabilidade e campanhas educativas com alunos de rede pública municipal sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, ações essas que mostram a importância da pesca esportiva para a conservação do rio e dos peixes, onde a maioria das famílias ali tiram seus sustentos.
A pesca esportiva é uma atividade de lazer que tem entre as principais características a devolução dos peixes vivos para a água. A Goiás Turismo estima que a modalidade reúna mais de 9 milhões de turistas em rios e lagos goianos. Na região do Araguaia, por exemplo, a possibilidade de encontrar peixes de grande porte, como piraíbas e pirararas, chama a atenção dos competidores. O circuito acontece todos os anos, com início em março nas etapas de abertura, encerrando-se em outubro com a premiação dos participantes.