Criação do Dia Estadual do Estudante Universitário é sancionada
De autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), foi sancionada a Lei Estadual nº 23.081 (originalmente projeto de lei nº 11276/24), que institui o Dia Estadual do Estudante Universitário.
O “Dia Estadual do Estudante Universitário” agora é comemorado anualmente no dia 16 de abril e integrará o Calendário Oficial do Estado do Goiás. O primeiro curso superior no Brasil foi estabelecido em 1808, com a criação da Faculdade de Medicina da Bahia, durante a chegada da família real portuguesa.
Ao longo do século XIX, o ensino superior permaneceu restrito a uma parcela extremamente limitada da população, com pouquíssimas instituições no País. No início do século XX, com o desenvolvimento industrial e urbano, houve um aumento no número e na importância dos estudantes. “Desde então o sonho de ingressar em uma universidade é compartilhado por muitos jovens, pois representa não apenas uma oportunidade de educação superior, mas também a realização de aspirações pessoais e profissionais. No entanto, esse caminho pode ser repleto de desafios e dificuldades”, diz o autor da matéria.
“Em resumo, os estudantes universitários são essenciais para o progresso da sociedade, gerando novos conhecimentos e se preparando para o futuro. Suas pesquisas, projetos e estudos contribuem para avanços significativos em suas áreas de estudo, com impacto não apenas nas disciplinas acadêmicas, mas também na sociedade em geral. Diante do exposto, é inegável a importância da instituição do Dia Estadual do Estudante Universitário no Estado de Goiás com o intuito de reconhecer e celebrar os estudantes universitários, incentivar os jovens a buscarem um ensino superior, conscientizar sobre questões educacionais como acesso, equidade, financiamento estudantil e qualidade de ensino, fortalecer a comunidade acadêmica, entre outras coisas”, finaliza Quirino.