Ícone alego digital Ícone alego digital

Curso de capacitação em segurança legislativa qualifica servidores da Polícia Legislativa

25 de Novembro de 2024 às 16:33
Crédito: João Carlos
Curso de capacitação em segurança legislativa qualifica servidores da Polícia Legislativa
Curso de capacitação da Polícia Legislativa

Começou, nesta segunda-feira, 25, o curso "Capacitação em Segurança Legislativa e Procedimentos Operacionais Padrão", voltado para os servidores comissionados. O treinamento ocorre no contraturno do expediente e tem como objetivo principal qualificar os profissionais para atuar de forma eficiente, ética e alinhada às demandas específicas do ambiente legislativo. A capacitação é promovida pela Secretaria de Polícia Legislativa, com apoio da Escola do Legislativo.

O curso, que terá duração de 10 dias, conta com duas turmas de 40 alunos cada, totalizando 80 participantes. A carga horária diária é de 4 horas-aula, somando 40 horas por turma e 80 horas no total.

A segurança, no Poder Legislativo, vai além das atividades operacionais, englobando a proteção de autoridades, servidores, cidadãos e a preservação do patrimônio público. Essa visão é reforçada por Gabriel Ferreira, assessor-adjunto de Capacitação Profissional de Ensino e Pesquisa da Polícia Legislativa, que destaca o objetivo do curso oferecido: aprimorar os serviços da Polícia Legislativa e capacitar os servidores para desempenharem qualquer função dentro dos postos de trabalho.

“Cada posto de serviço possui procedimentos específicos. Quem está na guarita tem uma função, quem atua no plenário tem outra, e a segurança do presidente exige ainda outra abordagem. Portanto, nosso foco é capacitar os servidores para que possam desempenhar todas essas funções, independentemente do posto de trabalho”, explica Ferreira.

O principal objetivo do treinamento é capacitar os servidores para atuar de forma ética e eficiente, compreendendo os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Entre os objetivos específicos estão: entender os fundamentos do direito constitucional e administrativo aplicados à segurança legislativa; conhecer o Regimento Interno e a Resolução 1.771; desenvolver habilidades interpessoais e reforçar a imagem institucional; dominar técnicas de prevenção de acidentes, controle de distúrbios civis e uso seletivo da força; e aprender práticas de combate a incêndios e primeiros socorros.

O curso combina aulas teóricas com atividades práticas, como simulações de cenários reais. Para garantir o aproveitamento, os participantes serão submetidos a provas teóricas e práticas ao final de cada módulo. A presença mínima exigida é de 75%.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.