Parlamento concede honrarias e homenageia pessoas que se destacam em Goiás em sessão solene nesta quarta-feira, 27
A Assembleia Legislativa do Estado realizou, na manhã desta quarta-feira, 27, sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo, da Medalha Pedro Ludovico Teixeira e do Título de Cidadania Goiana, as mais altas honrarias concedidas pelo Parlamento goiano, às personalidades que se destacam em Goiás. A iniciativa foi dos deputados André do Premium (Avante), Anderson Teodoro (Avante) e Wilde Cambão (PSD).
Participaram da mesa diretiva os parlamentares autores da iniciativa, os quatro homenageados com o Título de Cidadania Goiana, a prefeita eleita de Santo Antônio do Descoberto, Jéssica do Premium, o comandante do 17º Comando Regional da Polícia Militar de Águas Lindas, o tenente coronel Murilo Rodrigues Felício, e, ainda, o vereador por Santo Antônio do Descoberto, Neném da Civil.
Na ocasião foram agraciados com o Título de Cidadania Goiana o juiz federal Alysson Maia Fontenelle, o administrador Fábio Gonçalves Campos e os produtores rurais do município de Jataí, João Amarildo Tombini e Vitor Geraldo Gaiardo.
Deputados enaltecem homenageados
O deputado André do Premium, que representa a região do Entorno, foi o primeiro a subir à tribuna para fazer um rápido discurso. Ele disse que a honra surge como reconhecimento de uma postura ética no desenvolvimento do trabalho rotineiro que exige uma dedicação efetiva, a honra não consiste somente em receber o título mas em merecer.
O legislador também destacou que a redução nos índices de criminalidade do município de Santo Antônio do Descoberto só foi possível graças ao trabalho daqueles que compõem as forças de segurança e são homenageados no dia de hoje. “Que esse breve instante seja eterno na vida de vocês, parabéns ao homenageados”, pontuou.
Depois, o deputado Anderson Teodoro fez seu pronunciamento agradecendo a Deus, aos colegas deputados, autoridades presentes, aos servidores da Casa, do gabinete e ao pessoal do Entorno. Com certeza o trabalho prestado pelo governador e pela Assembleia refletem naquela região por meio das forças de segurança pública que prestam um trabalho primoroso.
“Todos os homenageados aqui são merecedores dessas honrarias. Muita gratidão à segurança pública e aos que a ela dedicam suas vidas. Que Deus ampare e proteja cada um de vocês”, enfatizou o parlamentar.
Em seguida, Wilde Cambão falou sobre a importância de reconhecer as forças de segurança pública na região do Entorno, pois segundo ele, até pouco tempo Águas Lindas era considerada a sexta cidade mais violenta da América Latina, mas, com o governo de Ronaldo Caiado, houve uma mudança de paradigma e hoje a região é tão segura quanto a região metropolitana de Goiânia. “Então, todos aqui são muito merecedores desta homenagem”, enfatizou.
Administrador, major e juiz agradecem honrarias
Após a entrega das honrarias, o administrador de empresas Fábio Gonçalves Campos foi o primeiro a fazer seus agradecimentos. Ele disse estar vivendo um momento ímpar na sua vida, depois de muito lutar pela educação, uma ferramenta que transformou a sua vida. “Me sinto honrado pelo reconhecimento e continuarei trabalhando pela cidade de Águas Lindas”.
Quem também se pronunciou foi o major da Polícia Militar, Kenedis Elves Lourenço de Farias. Ele falou que o deputado Anderson Teodoro e o prefeito reeleito têm dado apoio incondicional ao município de Águas Lindas que hoje tem uma nova realidade na segurança pública. "Há 10 anos, você cruzava a ponte e se deparava com um outdoor que dizia: bem-vindo à cidade mais violenta do Brasil".
“Essa união entre as forças de segurança, Legislativo e Judiciário é de extrema importância para o resultado do trabalho. Nas ruas temos o reconhecimento e a população percebe o aumento da segurança. Queremos fazer sempre o melhor pelo Entorno. Muito obrigada e parabéns a todos os homenageados, que seja a primeira de muitas glórias”, ressaltou o major .
Murilo Felício, comandante do 17º CRPM, ao fazer uso da palavra, comentou a satisfação em representar o comando da instituição, além de agradecer aos deputados e à prefeita eleita Jéssica do Premium, pessoas que, segundo ele, trabalham pela comunidade sem nenhuma ambição pessoal.
“Gratidão é uma palavra que sempre deve fazer parte do nosso meio. O trabalho do legislativo é que permite o bom trabalho da Polícia Militar. Esses homens e mulheres fazem toda a diferença. Ninguém é melhor do que todos juntos e os senhores estão aqui confirmando isso. A gente precisa pensar sempre que maior é aquele que serve sempre”, enfatizou Felício.
Por último, o juiz federal Alysson Maia Fontenelle também falou em nome dos homenageados desta manhã, ressaltando sua emoção. Como dizia Cora Coralina, o que vale na vida não é o ponto de partida, mas o que se constrói ao longo da caminhada. Receber o Título de Cidadania é uma honra imensa que contribui com a realização de um sonho.
“Sou juiz e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), tenho dedicado a minha vida na construção desses dois pilares que deram mais sentido a minha vida. Me apaixonei por Goiás e encontrei aqui força, segurança, paz e acolhimento. Goiás é um Estado singular e me ensinou a olhar e ver além do horizonte e sonhar com um futuro melhor. Esta é a Casa da cidadania goiana e aqui reafirmo meu compromisso com Goiás. Dedico essa homenagem a todos que fizeram de Goiás um lar para mim e para minha família. Que Deus continue regendo e abençoando o Estado de Goiás e sua gente”, finalizou.