Ícone alego digital Ícone alego digital

Poder Legislativo recebe selo diamante em transparência em 2024

27 de Novembro de 2024 às 12:36
Crédito: Carlos Costa
Poder Legislativo recebe selo diamante em transparência em 2024
1º Encontro Estadual da Transparência
1º Encontro Estadual da Transparência destaca avanços e premia instituições públicas de Goiás. O evento aconteceu nesta manhã, no TCE, e contou com a presença de várias autoridades. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, recebeu o selo diamante, a mais alta classificação de portais institucionais. “Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho sério que nossa equipe desenvolve com intuito de levar ao cidadão um trabalho mais transparente”. O Legislativo goiano é o mais transparente do País.

O auditório Conselheiro José Sebba, no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), foi palco,  na manhã desta quarta-feira, 27, da primeira edição do Encontro Estadual da Transparência, evento que marcou a entrega do Selo de Qualidade em Transparência Pública às entidades avaliadas pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Representantes de diversos órgãos públicos, como o Governo de Goiás, Assembleia Legislativa (Alego), Tribunal de Justiça (TJ-GO), Ministério Público (MP-GO), Defensoria Pública (DPE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), prestigiaram e receberam o selo.

A cerimônia teve início com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Goiás, que executou os hinos Nacional e de Goiás, além de duas canções. Em seguida, foi exibido um vídeo institucional sobre o Selo de Qualidade em Transparência Pública, destacando a evolução do PNTP desde sua criação, em 2022. Com foco no fortalecimento da cidadania e no aprimoramento da gestão pública, o programa já avaliou mais de 7 mil portais de transparência no Brasil, elevando a média nacional de transparência de 28,1% em 2023 para 63,9% em 2024.

A solenidade contou com uma mesa composta por autoridades, incluindo o presidente do TCE-GO, conselheiro Saulo Marques Mesquita; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB); e o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, entre outros líderes dos poderes e órgãos autônomos do Estado.

Em sua fala, o presidente do TCE-GO, Saulo Mesquita, destacou a importância do evento para a sociedade goiana. “A transparência é um mandamento constitucional. Se a coisa é pública, todos têm o direito de saber. A sociedade precisa acompanhar como os recursos estão sendo geridos e como os direitos fundamentais são atendidos. Goiás está entre os estados mais transparentes do Brasil, com média de todas as suas instituições de 95%, superando a média nacional. Isso é motivo de orgulho para todos nós.”

O presidente da Assembleia Legislativa , deputado Bruno Peixoto, celebrou o desempenho do Legislativo goiano, que alcançou nota de 99,67% no Radar da Transparência Pública de 2024, mantendo-se na categoria Diamante, a mais alta na classificação de transparência. “Com muita seriedade, inovação e compromisso público, temos trabalhado para aproximar o cidadão do Poder Legislativo. Nosso portal é exemplo para o Brasil, e isso reflete nosso compromisso com a gestão pública responsável.”

O governador Ronaldo Caiado ressaltou o avanço de Goiás no cenário nacional e cuja nota em 2024 é 100% de transparência, colocando o Estado não só em primeiro lugar, mas o único a alcançar tal nota. “Hoje, Goiás é referência em transparência e gestão eficiente. Esse reconhecimento reflete o trabalho conjunto entre os poderes e órgãos autônomos, com foco na ética e na responsabilidade com os recursos públicos. Nosso objetivo é deixar um legado de governabilidade e continuidade das ações.”

Durante a premiação, foram entregues os selos de transparência referentes aos anos de 2023 e 2024, com destaque para o desempenho das instituições goianas. A Alego reafirmou sua posição de excelência em transparência ao registrar um avanço significativo no Radar da Transparência Pública de 2024. O relatório de transparência coloca o Poder Legislativo goiano entre as instituições públicas de maior referência no País, com uma elevação de sua nota de 97,36% para 99,67% em relação ao ano anterior. Com esse resultado, o Poder Legislativo goiano está entre as assembleias legislativas mais transparentes do Brasil.

O desempenho da Casa de Leis a mantém na categoria “Diamante” – a mais alta na classificação de transparência, que avalia portais institucionais em categorias como diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente. A categoria diamante é destinada aos portais com melhor desempenho, como o da Assembleia Legislativa, que cumpre integralmente os 80 critérios de avaliação estabelecidos pela Atricon. Esses critérios incluem acessibilidade, informações institucionais, despesas, planejamento, prestação de contas, diárias, licitações, contratos, recursos humanos, convênios e transferências.

Além da Assembleia Legislativa, o Governo de Goiás obteve nota máxima de 100%, sendo o único estado do País a alcançar tal marca. O MP-GO e o TJ-GO também atingiram nota máxima, consolidando-se como líderes nacionais em transparência. Outras instituições, como o TCE-GO e o TCM-GO, também obtiveram avanços significativos em suas avaliações, destacando o compromisso do Estado com a transparência pública.

O evento foi concluído com uma palestra do procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, sobre “A Transparência como Valor Republicano”. Ele enfatizou o papel da transparência no fortalecimento da democracia e no exercício da cidadania. “Uma gestão transparente reduz a ineficiência, diminui desvios e aumenta a confiança da sociedade nos poderes públicos.”

Com o encerramento da premiação e os resultados apresentados, o 1º Encontro Estadual da Transparência reforçou a posição de Goiás como referência nacional em gestão pública eficiente e transparente. Os dados completos da avaliação do PNTP podem ser acessados no portal Radar da Transparência Pública.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.