Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima repercute audiência sobre uso de agrotóxicos no Brasil

27 de Novembro de 2024 às 15:19

A deputada Bia de Lima (PT) foi a primeira a pedir a palavra durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 27, e aproveitou a oportunidade para repercutir informações debatidas durante audiência pública realizada hoje no Parlamento goiano. O evento, promovido por iniciativa da parlamentar, discutiu o impacto do uso dos agrotóxicos em Goiás e no Brasil.

Segundo dados da parlamentar, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo. Segundo ela, pesquisadores presentes na audiência relataram que, em 2022, foram utilizados mais de um milhão de toneladas de agrotóxicos no País, sendo que 60% desses produtos têm potencial cancerígeno.

“O agrotóxico mata nossos mananciais e faz com que muitos trabalhadores tenham vários problemas de intoxicação. O pior [agrotóxico] é o glifosato, que possui alto potencial cancerígeno e está associado a 503 mortes de crianças por ano”, criticou Bia de Lima.

A parlamentar afirmou ainda que o glifosato está contaminando a agua potável do Brasil. Dados apresentados pela petista mostraram que a substância é encontrada em amostras de água com concentração cinco mil vezes maior do que o permitido na União Europeia. “Os agrotóxicos são um veneno e matam; precisamos reduzir o seu uso no País”, finalizou Bia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.