Ícone alego digital Ícone alego digital

Cristiano Galindo aposta na instituição de programa de suporte a portadores de doença rara, a epidermólise bolhosa

07 de Janeiro de 2025 às 13:00
Cristiano Galindo aposta na instituição de programa de suporte a portadores de doença rara, a epidermólise bolhosa

O deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade) apresentou o projeto de lei nº 24716, que institui o Programa Estadual de Apoio à Epidermólise Bolhosa no Estado de Goiás. A proposta busca oferecer suporte aos pacientes com essa doença rara, às suas famílias e capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e o tratamento adequados, além de promover maior conscientização sobre a condição.

A epidermólise bolhosa é uma doença genética ou autoimune caracterizada pelo surgimento de bolhas na pele e nas mucosas, que podem ocorrer de forma espontânea ou como resultado de traumas leves. Por ser uma condição rara e complexa, muitos pacientes enfrentam dificuldades para obter diagnósticos precoces e acesso a tratamentos especializados.

O programa prevê a realização de ações voltadas à divulgação de informações sobre a doença, capacitação de profissionais de saúde, arrecadação de materiais essenciais para o tratamento e apoio às famílias. A iniciativa busca implementar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Epidermólise Bolhosa, bem como estimular parcerias com instituições públicas e privadas para fortalecer o atendimento. A medida também prevê a criação de uma rede de voluntários, a realização de eventos educativos e a promoção de debates sobre inclusão social, direitos dos portadores da doença e medidas para reduzir a judicialização de demandas relacionadas ao tratamento.

Cristiano Galindo ressaltou a importância da proposta para melhorar a qualidade de vida das pessoas com epidermólise bolhosa em Goiás. Segundo o legislador, a criação do programa permitirá a formação de uma rede de atendimento especializada, com recursos adequados para diagnósticos precisos e tratamentos eficientes. Ele destacou que a falta de conhecimento e de infraestrutura para lidar com a doença agrava o sofrimento dos pacientes, e que o programa será fundamental para capacitar profissionais de saúde e oferecer suporte às famílias, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.

Por fim, o parlamentar afirmou que a implementação do programa é uma demonstração de compromisso com a saúde e o bem-estar da população goiana. Ele destacou que a iniciativa reconhece a importância de abordar doenças raras de maneira proativa e abrangente, oferecendo suporte necessário para que os pacientes tenham uma vida mais digna e confortável.

A matéria se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), aguardando a emissão de parecer por parte do relator Issy Quinan (MDB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.