Ícone alego digital Ícone alego digital

Nova etapa de curso de capacitação da Polícia Legislativa tem ênfase em salvamento em caso de incêndio

28 de Novembro de 2024 às 16:45
Crédito: Sérgio Rocha
Nova etapa de curso de capacitação da Polícia Legislativa tem ênfase em salvamento em caso de incêndio
Capacitação da Polícia do Legislativo - Primeiros Socorros

Por iniciativa da Secretaria de Polícia Legislativa, foi realizada, nesta quinta-feira, 28, a quarta aula do curso de capacitação em Segurança Legislativa e Procedimentos Operacionais Padrão voltada aos servidores comissionados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 

O tema da quarta aula do curso foi “Primeiros Socorros de Combate e Prevenção a Incêndios”, ministrada em conjunto pelo segundo-sargento Nascimento e pelo subtenente Gouveia, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).  

Os palestrantes abordaram conteúdos que incluíram o atendimento imediato e preventivo em caso de incêndio. Para Nascimento, “a matéria de primeiros socorros visa a aprimorar o conhecimento dos participantes em caso de necessidade, dentro da Casa de Leis, até a chegada do atendimento especializado dos bombeiros. Nesses instantes, até existe uma expressão comum no corpo de bombeiros chamada de ‘período de ouro’, pois se trata de um momento decisivo capaz de dar sobrevida à pessoa atendida”. 

Ao longo de 10 dias, serão ministradas várias aulas para capacitar os servidores da Polícia Legislativa e torná-los profissionais de segurança capazes de dar suporte às atividades operacionais de autoridades, servidores, cidadãos, além de proteção ao patrimônio público. 

Para o policial legislativo Warlley Vieira, o curso é de extrema importância para a Casa de Leis, pois os 80 participantes vão deixar de ser assessores parlamentares para se tornarem seguranças legislativos. 

“Este curso é um marco histórico para a Polícia Legislativa da Alego. Junto com a assistência do Corpo de Bombeiros da Casa, está transformando um núcleo de servidores comissionados em um núcleo de seguranças. São pessoas que vão ser alçadas a um patamar superior, para compor e reforçar o núcleo de segurança da Casa”, salientou.

O assessor-adjunto de Capacitação Profissional de Ensino e Pesquisa da Polícia Legislativa,  Gabriel Ferreira destacou a relevância da capacitação e o comprometimento dos alunos. “A assiduidade tem sido alta, principalmente em razão de uma dinâmica policial utilizada em sala de aula. Todo dia, são eleitos um xerife e um subxerife, responsáveis por cada turno, para fazer o controle de frequência dos alunos”, explicou.

Está prevista, para amanhã, a continuidade da aula, mas de forma prática, dentro das dependências da Alego.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.