Sessão solene com cantata do Projeto Segurart abriu, na noite dessa 5ª-feira, comemorações de Natal na Assembleia Legislativa
Em sessão solene proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), o Projeto Educacional Segurart foi homenageado na noite dessa quinta-feira, 28, dando início à programação natalina no Legislativo goiano. A solenidade, realizada no Plenário Iris Rezende Machado, foi marcada pela emoção, com a apresentação das crianças que participam do coral do projeto. Professores, pais de alunos e policiais militares receberam o Certificado do Mérito Legislativo, como forma de reconhecimento à contribuição dada por meio do programa.
A pedido de Bruno Peixoto, a sessão foi presidida pelo deputado Lineu Olimpio (MDB). Estiveram na mesa diretiva, acompanhando Olimpio: o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Juliano Santana Silva; o subregente-geral do Corpo Musical da Polícia Militar de Goiás, capitão Samuel; o instrutor do Projeto Segurart, soldado da Polícia Militar Guilherme Toledo da Silva; a gestora da Escola Valdete Francisca da Silva Barbosa, professora Carolina Pereira de Jesus Frazão; a vice-prefeita eleita de Senador Canedo, Salma Bahia (PP); e a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo de Senador Canedo, Elida Ferreira da Silva.
A execução protocolar do Hino Nacional ficou a cargo do Quinteto do Corpo Musical da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
Primeiro orador da noite, o diretor Juliano Santana agradeceu pela iniciativa do presidente Bruno Peixoto em realizar o evento. O gestor de cultura lembrou a primeira edição da cantata do Projeto Segurart na Casa, realizada no ano passado, que emocionou a todos. Ele ainda destacou a relevância social do projeto e a importância da música na formação das crianças.
A gestora escolar Carolina Pereira de Jesus cumprimentou os componentes da mesa e agradeceu a todos os envolvidos nesse bonito projeto, que tanto contribui para a educação do município de Senador Canedo. Ela ainda destacou que através de iniciativas como essa, os alunos aprendem, além da música, a ter disciplina e comprometimento.
Próxima oradora da noite, a vice-prefeita eleita de Senador Canedo, Salma Bahia, ressaltou estar honrada em participar da sessão em homenagem ao Segurart e parabenizou o soldado Guilherme Toledo por se preocupar com a inclusão e com a educação das crianças.
Valorizar a música
Em seu discurso, o deputado Lineu Olimpio pontuou que vem de uma cidade que valoriza, enormemente, a música, tendo inúmeras agremiações musicais, como a Corporação Musical Santa Cecília e a Banda Lira Jaraguense. Olimpio destacou o quanto a música é importante em todos os aspectos da vida cotidiana, despertando os melhores sentimentos.
Na sequência da solenidade, foi exibido um vídeo institucional do Segurart, que detalha a atuação do programa. Logo após, os homenageados da noite receberam os Certificados do Mérito Legislativo, das mãos do deputado Lineu Olimpio.
Em seguida, o ponto alto da solenidade: a apresentação do coral do Projeto Segurart, composto por cerca de 200 alunos, com idade entre de 6 a 11 anos, da rede municipal de educação do município de Senador Canedo. O coral executou o Hino do Estado de Goiás, a canção do Segurart e duas músicas natalinas. As crianças foram acompanhadas pelo Quinteto do Corpo Musical da Polícia Militar de Goiás.
O projeto
O Projeto Segurart teve início no ano de 2022, e, sob o comando do soldado Guilherme Toledo, visa a formação de corais de canto infantil em escolas da rede pública, a fim de aproximar a comunidade da polícia. Com o passar dos anos, a ideia foi se fortalecendo, assim como a relação junto às escolas e suas equipes pedagógicas. Hoje, o cumprimento das obrigações estudantis, a disciplina e o bom rendimento escolar são exigências para o ingresso e permanência dos alunos no programa, de modo a garantir o desenvolvimento integral das crianças atendidas.