Parlamento honra despachantes, corretores imobiliários e investidores, em sessão promovida pelo presidente Bruno Peixoto
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na manhã desta segunda-feira, 2, sessão solene extraordinária para homenagear despachantes, corretores imobiliários e investidores, profissionais que muito contribuem para o desenvolvimento econômico ao promover geração de renda e construção de patrimônio. O propositor da sessão foi o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB).
Participaram da mesa diretiva, além de Peixoto: o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi-GO), Felipe Melazzo de Carvalho; a vice-prefeita eleita por Goiânia, tenente-coronel Cláudia Silva Lira (Avante); o presidente da Associação dos Despachantes de Goiás (Sinjdego), Fábio de Paula Vieira; e a promotora de Justiça Cristiane Marques Souza.
Também participaram do ato o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato de Sousa Correia; o prefeito eleito do município de Santo Antônio de Goiás, Kleber Cosme (UB); o conselheiro e coordenador do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO), Vagner Santos; o presidente da Igreja Impactados, bispo Rinaldo Silva; o assessor parlamentar da Alego Santiago Gomes; e o vereador eleito por Goiânia Tião Peixoto (PSDB).
O conselheiro e coordenador do Creci-GO, Vagner Santos, destacou a importância da união entre instituições e agentes do setor imobiliário para fortalecer o mercado no Estado. Ele agradeceu a participação do vereador eleito Tião Peixoto, responsável por uma parceria iniciada antes das eleições, e enfatizou que mesmo após o período eleitoral, o compromisso com o mercado imobiliário foi mantido. “Tião, agradeço por ter feito esse convite para o Creci-GO e por unir as instituições. Hoje, o mercado imobiliário não pode andar sozinho. É preciso união.”
Fazendo a diferença
O líder classista mencionou, ainda, o apoio de outras entidades, como o Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias do Estado de Goiás (Secovi-GO), que têm contribuído não apenas na capital, mas em todo o Estado. “Com esse time forte de empreendedores homenageados, que têm feito a diferença no mercado imobiliário e na sociedade, conseguimos elevar o nível do setor em Goiás”, completou.
Santos ressaltou que o Creci-GO é hoje reconhecido como um dos melhores do Brasil, graças aos investimentos em treinamentos e à colaboração de parceiros que fortalecem o mercado no estado. “O mercado imobiliário de Goiás é excelente, e com união ficará ainda melhor”, concluiu.
O presidente do Sindego-GO, Fábio de Paula Vieira, disse que cuidado e profissionalismo são as palavras chave da categoria a qual ele representa. "Com grande satisfação hoje somos homenageados e reconhecidos, um momento de agradecimento a cada um de vocês que torna possível a realização dos sonhos de tantas pessoas; vocês são fundamentais para conclusão de negócios já que rompem as burocracias", afirmou, reforçando que cuidado e profissionalismo definem as pessoas que atuam no atividade.
"Agradeço a todos aqueles que estão aqui, juntando forças vamos vencer. Parabéns aos despachantes imobiliários de Goiás", concluiu o líder do Sindego.
O presidente da Ademi-GO, Felipe Melazzo de Carvalho, destacou o desempenho promissor do mercado de imóveis novos em Goiânia, que caminha para um recorde de comercialização em 2024, apesar dos desafios econômicos, como a alta taxa de juros. Ele atribuiu esse crescimento à confiança no crédito e às políticas que têm impulsionado o setor. E ressaltou a necessidade de aprimorar os processos de aprovação junto a órgãos públicos, além de defender o papel estratégico da gestão municipal na simplificação das burocracias. “Acreditamos que a administração do prefeito Sandro Mabel (UB) possa trazer inovações que impulsionem ainda mais o mercado em Goiânia”, afirmou.
Melazzo mencionou a importância do fórum de entidades e do trabalho conjunto entre associações, que têm contribuído para avanços significativos no setor, especialmente em questões ligadas às concessionárias e à liberação de alvarás e licenças. Ele alertou, no entanto, para os desafios de 2025, prevendo impactos econômicos negativos que podem afetar o segmento e a sociedade como um todo. “Precisamos que a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional atuem de forma contundente para minimizar esses impactos”, pontuou, reforçando a necessidade de políticas que protejam o setor e os consumidores.
O gestor finalizou agradecendo o apoio dos presentes e desejando um fim de ano próspero. “Que Deus abençoe a todos neste mês de dezembro e que continuemos unidos em busca de melhorias para nossa sociedade e para o mercado imobiliário.”
Prefeitura de portas abertas
Vice-prefeita eleita por Goiânia em outubro, a tenente-coronel Cláudia Silva Lira (Avante) também fez uso da palavra e se pronunciou em nome da futura administração goianiense, reafirmando o compromisso com o setor imobiliário em Goiânia. Ela destacou aspectos importantes com relação à infraestrutura, segurança e limpeza do município, questões que podem refletir em toda a comunidade da capital goiana.
Lira disse que esse é um compromisso que já quer fazer, de estar com as portas abertas para que o setor possa evoluir. “Goiânia tem pressa, é pujante e precisa crescer e evoluir, e fazemos um convite para que toda essa categoria possa trabalhar conosco”, ressaltou a vice-prefeita eleita.