Gustavo Sebba defende política para divulgar importância do exercício físico
A promoção da saúde e do bem-estar da população é uma das responsabilidades dos governantes. Nesse sentido, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) quer instituir a Política Estadual de Conscientização sobre a Importância das Atividades Físicas para a Saúde Neurológica, Mental e Cardiovascular. A proposta tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como projeto nº 25387/24, o qual aguarda distribuição para relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Para alcançar seus objetivos, a política delimita estratégias em quatro frentes: campanhas educativas; infraestrutura e acesso; parcerias público-privadas e incentivos financeiros. Preveem-se diretrizes técnicas específicas de conscientização para a saúde neurológica e mental, como a redução dos níveis de cortisol, e para a cardiovascular, a exemplo da melhora na função cardíaca.
“Nos últimos anos, a comunidade científica tem intensificado as pesquisas sobre os benefícios da atividade física não apenas para o corpo, mas também para a mente”, explica Sebba.
Na justificativa, o deputado destaca estudos que comprovam a redução da ansiedade, depressão, estresse, distúrbios do sono e a melhora da função cognitiva e humor em geral. Além disso, traz também dados que apontam a importância do exercício para a redução de doenças cardíacas, controle da pressão arterial e melhora do perfil lipídico.
Assim, Sebba afirma que a política pleiteada é essencial para fomentar uma cultura de saúde preventiva, a qual poderá resultar em menores gastos com tratamentos médicos e uma população mais saudável e produtiva. “Compreender e divulgar esses achados é fundamental para incentivar a população a adotar hábitos de vida mais saudáveis, integrando a prática regular de exercícios físicos como parte essencial de uma vida equilibrada e feliz”, defende.