Parlamento homenageou pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Goiás, por iniciativa de Coronel Adailton
Em solenidade proposta pelo deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa segunda-feira, 17 pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Sete delas foram agraciadas com Título de Cidadania Goiana e 10 com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Entre os novos cidadãos goianos, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), mineiro de nascimento.
Na abertura da sessão, a execução do Hino Nacional Brasileiro foi acompanhada pelo saxofonista do Corpo de Bombeiros Militar, segundo-tenente Monteiro.
Em seguida, o proponente e presidente da sessão, Coronel Adailton, compôs a mesa diretiva, formada pelo secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Moraes Ziller; pela presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco de Goiás, Ivandir Medeiros da Silva (UB); pelo secretário chefe da Assistência Policial Militar da Alego, coronel Luciano Sousa Magalhães; e pelo prefeito reeleito de São Francisco de Goiás, Cleuton "Timbó" Gomes de Moura (UB).
Em seu discurso, Adailton pontuou que as homenagens com as duas maiores honrarias da Casa não são por acaso, mas sim por merecimento das pessoas escolhidas, que foram aprovados por todos os 41 deputados estaduais, representantes de todos os goianos. E sublinhou que as pessoas reconhecidas pela Assembleia Legislativa de Goiás terão ainda mais responsabilidade no sentido de permanecer fortalecendo o Estado.
O parlamentar também justificou a homenagem aos policiais, a quem chamou de "irmãos de farda", pela qualidade do trabalho que vêm desempenhando, cujos resultados deram à polícia goiana o título de melhor segurança pública do País. Destacou o apoio do Governo do Estado, do governador Ronaldo Caiado (UB), para essa realidade.
"O pulso forte, pulso firme do governador em defesa dos integrantes das forças de segurança, a integração do trabalho realizado por todas essas forças, mas, principalmente pelos homens e mulheres que estão diuturnamente nas ruas, nas matas, nos lagos, nos rios, nos ares do nosso Estado de Goiás, fazendo com que Goiás seja o estado mais seguro do Brasil. Parabéns a todos vocês”, disse o legislador.
Na sequência, o deputado entregou os títulos de cidadania aos homenageados: o radialista Juliano dos Reis Moreira, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Moraes Ziller, o frei William Dantas da Silva, a vereadora Ivandir Medeiros da Silva, o agropecuarista José do Carmo Castro e Silva e as empresárias Rosângela da Mota Lima e Ângela Maria da Mota Lima.
Os homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo foram os próximos a receberem o reconhecimento. Foram condecorados os militares: o 2º sargento Cleidson Abrantes Luiz Rosa, o subtenente Fernando Emílio Silva Pereira, a 3º sargento Gabriela Almeida de Oliveira, o 1º sargento Glauber Alves Costa, o 3º sargento João Felipe Cândido de Sousa, o 2° sargento José Maria Pereira Marra, o 3º sargento Lucas França de Oliveira, o cabo Rafael Barbosa Pereira, o capitão Ronan José Nogueira e o 1º sargento Sérgio Gonçalves de Oliveira.
Após a entrega das honrarias, Henrique Ziller falou aos presentes, representando os homenageados com o Título de Cidadania Goiana. Ele contou que o convite feito por Ronaldo Caiado para que ele exercesse o cargo chegou em um momento em que estava em situação desalentadora no seu órgão de origem, a Controladoria Geral da União. Ele lembrou que desde então já são quase seis anos à frente da CGE-GO.
Ziller agradeceu ao governador Ronaldo Caiado pela oportunidade, confiança e autonomia dada a ele, mas também pela seriedade que imprime em tudo que faz. “Não existe controlador-geral bem-sucedido, se por trás não houver um governador absolutamente probo, íntegro e que realiza as suas atividades com muita competência e dedicação.”
O gestor jurídico afirmou, ainda, que já se sentia cidadão goiano, mas agora, receber a honraria como reconhecimento ao trabalho realizado tem significado muito relevante. E destacou que o trabalho desenvolvido por ele não seria teria sido possível não fosse a equipe da CGE-GO. “No momento em que eu recebo esse título, essa honraria só é possível pelo trabalho que vocês fizeram.”
Em nome dos que receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, discursou o capitão Ronan José Nogueira. Ele agradeceu ao deputado Coronel Adailton pela homenagem aos militares, mas também pelo zelo com que o parlamentar tem tratado a PM. “Pelo companheirismo e dedicação à nossa causa. Com honradez e presteza, o senhor tem muito bem nos representado nesta Casa. Quero que o senhor também leve o nosso abraço, nosso carinho ao presidente Bruno Peixoto (UB), que muito bem tem conduzido esta Casa de Leis.”
O capitão da PM ainda ressaltou que apesar de ser um reconhecimento, a Medalha Pedro Ludovico é motivo de mais responsabilidade por parte de quem a recebe. “Que este sentimento de gratidão que hoje nos envolve se espalhe entre nós, aqueles com os quais convivemos e inspire novos momentos para todos nós”, finalizou.
Os novos cidadãos goianos
Ângela Maria da Mota Lima, empresária e fotógrafa, nasceu em Carolina (MA), em 14 de dezembro de 1968. No ano de 1989, começou sua carreira em Goiás. Teve passagem pelo Diário da Manhã, jornal Ponto de Vista e jornal Tribuna do Planalto. Em 2006, fundou, com sua irmã, a Revista Zelo e o Portal Revista Zelo, que se tornou uma referência no mercado editorial goiano.
Henrique Moraes Ziller, natural de Belo Horizonte (MG), é formado em comunicação social pelo UniCeub, pós-graduado em marketing pela ESPM e mestre em administração pública pela Universidade de Brasília. Ziller é funcionário de carreira do Governo Federal, no cargo de auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e, desde 2019, exerce a função de secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).
Ivandir Medeiros da Silva nasceu em 26 de dezembro de 1954 em Ituiutaba (MG). Graduada em pedagogia e letras, lecionou para os internos da Vila São Cotolengo, no município de Trindade. No ano de 1973, mudou-se para a cidade de São Francisco de Goiás, onde lecionou, coordenando e gerindo o Colégio Estadual Antônio Ferreira Rios.
José do Carmo Castro e Silva, nascido em Correntina (BA), é administrador de empresas, profissional no setor de turismo, produtor rural e defensor de políticas públicas. Possui graduação em administração pública e administração de empresas pela Faculdade Anhanguera.
Juliano dos Reis Moreira é mineiro de Ituiutaba e nasceu em 13 de janeiro de 1978. É locutor de rádio nacionalmente conhecido. Já trabalhou em veículos como Rádio Platina, Rádio Interativa e Rádio Positiva, onde esteve durante 13 anos. Atualmente, integra a equipe da Rádio Brahma.
Rosângela da Mota Lima nasceu em Porto Franco (MA), em 18 de março de 1970. Empresária e comunicadora, formou-se em letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem pós-graduação em comunicação e marketing. Trabalhou no Jornal Diário da Manhã e, em 2006, fundou a Revista Zelo.
William Dantas da Silva nasceu no dia 2 de junho de 1977, natural da cidade de Paraíso do Tocantins. Em 1998, iniciou sua caminhada na Ordem dos Frades Menores, no Seminário Regina Minorun, como postulante, na cidade de Anápolis. Após sua ordenação, foi transferido para a cidade de Pires do Rio. Foi, também, pároco em Porangatu e Goiânia.