Palácio Maguito Vilela recebe exposição de artigos religiosos decorativos e artesanatos de tema natalino
O Palácio Maguito Vilela recebeu, na manhã desta terça-feira, 3, a exposição “O Natal por Maria e artigos religiosos”. A abertura do evento ocorreu às 9 horas, no saguão da Casa de Leis, por iniciativa da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Este é o segundo ano consecutivo que a Casa sedia esse tipo de exposição, onde servidores e visitantes podem contemplar e também adquirir artigos religiosos de decoração, obras artesanais como presépios, pratos decorados, velas e imagens sacras. A gestora da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, Emiliana Pereira dos Santos, destacou que o espaço da Assembleia tem sido uma vitrine para diversos artistas e que a inclusão de exposições artísticas enriquece o patrimônio cultural.
“Ao priorizar a inclusão de artes, as instituições podem se tornar mais relevantes e conectadas com as comunidades. Aqui nesta Casa buscamos a integração, permitindo que artistas e criadores mostrem seu trabalho, enriquecendo a experiência humana dos nossos servidores e visitantes”, afirmou Emiliana.
A gestora colocou, ainda, que a procura pelo espaço está sendo grande e que o intuito é abraçar esses artistas.
Janaina Fountana, servidora da Seção de Assessoramento Temático, é artesã. Suas peças estão na exposição. Ela relata que sempre gostou de pintura e que, há cinco anos, decidiu investir no artesanato, algo que ela define ser seu hobby. “Comecei fazendo bandejas decoradas e depois optei pela customização de peças em gesso, com rendas, pedrarias, decoupage e pinturas. Hoje, trabalho com peças sob encomenda e a procura está sendo grande.”
Outra artesã é Maria José Caetano de Souza, que define a arte como sua paixão e também sua fonte de renda. Ela ressalta que desde 2014 trabalha com arte sacra, usando técnicas de acabamento. “Minhas peças são feitas no gesso cru. Eu as adquiro e finalizo com pintura, envelhecimento e todo o processo de embelezamento da peça”, informa.
A artista conta que expõe suas peças em diversas feiras de Goiânia e ministra oficinas ensinando suas técnicas para outras pessoas interessadas em aprender uma nova atividade ou começar um negócio.
A exposição estará nas dependências do Palácio Maguito Vilela até a próxima sexta-feira, 6, no saguão principal, das 7 às 18 horas.