Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão presidida por Paulo Cezar lança cartilha sobre proteção às pessoas com deficiência no trânsito urbano

03 de Dezembro de 2024 às 16:40
Crédito: Divulgação
Comissão presidida por Paulo Cezar lança cartilha sobre proteção às pessoas com deficiência no trânsito urbano
Cartilha de acessibilidade no trânsito

Presidida pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou uma cartilha da acessibilidade em Goiás. A publicação marca as ações afirmativas da Assembleia Legislativa de Goiás no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro.

O livreto traz informações sobre educação de trânsito, com foco para a acessibibilidade e mobilidade urbana, na perspectiva de previnir deficiências (advindas de acidentes), além de defender a redução das emissões de poluentes que possam impactar no aquecimento global. 
"Estou muito feliz com essa publicação, porque trata de questões do dia a dia da pessoa com deficiência no ambiente urbano", afirma Paulo Cezar Martins, que destaca a posição vanguardista da Assembleia Legislativa de Goiás para a defesa dos direitos das pessoas com deficência. 

Segundo Paulo Cezar, é importante trabalhar para que Goiânia seja uma cidade mais acessível, inclusiva, segura e sustentável. "As inteligências humana e artificial podem ser empregadas no planejamento, na gestão e no controle coordenado e tecnológico do tráfego, por meio de estudos georreferenciados, que impactem positivamente na vida dos cidadãos e, em especial, para as pessoas com deficiência".

O manual traz dados atualidados do Boletim Epidemiológico do Programa Vida no Trânsito, de 2024, da Prefeitura de Goiânia. O estudo revela que, entre 2018 e 2022, a Grande Goiânia registrou 1.420 mortes no trânsito, sendo 60% motociclistas. Por dia, 13 postes em Goiás são atingidos em acidentes de trânsito. Em 2023, Goiás perdeu 1.570 pessoas em acidentes de trânsito, 4O foram vítimas de atropelamento. "Precisamos de um trânsito urbano mais humano e mais responsável", finaliza Paulo Cezar. 

Gabinete Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.