Ícone alego digital Ícone alego digital

Clécio Alves defende criação de frente parlamentar para erradicação de lixões em Goiás

03 de Dezembro de 2024 às 15:36

O deputado Clécio Alves (Republicanos) utilizou a tribuna durante o Pequeno Expediente da sessão deliberativa ordinária desta terça-feira, 3, no Plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela, para defender a criação de uma frente parlamentar destinada à erradicação dos lixões no Estado de Goiás.

Na fala, o parlamentar destacou a urgência do tema e os impactos ambientais e econômicos causados pela persistência de lixões a céu aberto. Segundo ele, a proposta da criação foi formalizada por meio de requerimento, já assinado por outros deputados, como Bia de Lima (PT) e Talles Barreto (UB). “Essa é uma questão que polui, degrada, e não pode mais ser ignorada. Precisamos de ações concretas para banir definitivamente os lixões, começando por Goiás”, afirmou.

Clécio relatou sua experiência durante uma visita a Portugal, onde conheceu modelos avançados de gestão de resíduos sólidos, e reforçou a necessidade de implementação de soluções semelhantes no Brasil. “Tudo, absolutamente tudo no lixo pode ser transformado em recurso e matéria-prima. No Brasil, gastamos R$ 8 bilhões para enterrar lixo, enquanto bastariam R$ 5 bilhões para acabar com os lixões e processar os resíduos de forma sustentável”, explicou.

O deputado também alertou para os riscos ambientais provocados pelos lixões e por aterros sanitários mal geridos, mencionando casos como o tratamento inadequado de chorume no aterro de Goiânia, que, segundo ele, pode estar contaminando o Rio Meia Ponte. “Essa irresponsabilidade precisa ser resolvida. Não podemos permitir que o lençol freático e nossos rios sejam comprometidos”.

A proposta da frente parlamentar inclui o envolvimento de diversos setores e instituições, como o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Federação Goiana dos Municípios (FGM), e entidades ligadas à gestão de resíduos. Clécio acredita que o diálogo e a colaboração entre prefeitos, vereadores e outros representantes serão fundamentais para alcançar a erradicação dos lixões. “Queremos discutir com responsabilidade e transformar esse problema em algo do passado. É do interesse de todos: saúde pública, economia, meio ambiente e dignidade para quem trabalha com reciclagem”.

Em tom enfático, o parlamentar encerrou seu discurso destacando seu comprometimento com a causa. “Essa será uma bandeira que não vou abandonar. Vamos buscar o banimento definitivo dos lixões, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida para todos os goianos”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.