Bia de Lima comanda encontro da Comissão de Educação e submete projetos à apreciação parlamentar
Os membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 4, para a apreciação da pauta do dia. Ao todo, quatro matérias foram distribuídas para relatoria parlamentar e outras quatro passaram por votação do colegiado. Cinco deputados participaram do encontro sediado na Sala Júlio da Retífica, do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo.
Durante a reunião, terminou aprovado o projeto de lei n° 2891/24, do deputado José Machado (PSDB). O texto cria o Programa Censo de Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação e de seus Familiares. O relator, deputado George Morais (PDT), assinou favoravelmente à matéria. O parecer foi acatado por unanimidade.
Na sequência, foi submetida à apreciação parlamentar a proposta que dispõe sobre a inclusão da temática da educação climática no programa de ensino das escolas públicas de Goiás (n° 2890/24). O relatório pela diligência, assinado pelo Cristiano Galindo (Solidariedade), foi acatado pelo grupo. Depois, outras duas matérias foram chanceladas. São elas: 2894/24 e 8217/24.
Distribuição
Na fase de distribuição dos processos, a presidente Bia de Lima repassou para análise do deputado Karlos Cabral (PSB) o texto protocolado na Casa pelo deputado Wilde Cambão (PSD). A iniciativa institui, em Goiás, a Política de Incentivo à Leitura (n° 11241/24).
Outra matéria que passou pela fase de distribuição foi a de n° 2897/24, do deputado Antônio Gomide (PT). O texto institui, em Goiás, o Prêmio Jovens Escritores. A relatora será a deputada Vivian Naves (PP). Depois, foram distribuídos outros dois textos: n° 12307/24 e n° 6223/24. O primeiro deles será relatado pelo deputado Veter Martins (UB), e o segundo, pelo deputado Lucas do Vale (MDB).