Clécio Alves defende erradicação dos lixões e anuncia instalação de frente parlamentar
Em discurso realizado na tribuna do Plenário Iris Rezende Machado, durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 4, o deputado Clécio Alves (Republicanos) destacou a necessidade urgente de erradicar os lixões no Estado de Goiás. O parlamentar apresentou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Erradicação dos Lixões, iniciativa que ele lidera e que conta com o apoio de diversos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
"Precisamos encontrar uma solução definitiva para acabar, de uma vez por todas, com todos os lixões que ainda existem em vários municípios do Estado de Goiás. Esse problema já deveria ser parte do passado, mas continua causando transtornos, principalmente para a saúde humana e o meio ambiente", declarou Alves.
Clécio ressaltou o impacto negativo dos lixões, citando como exemplo a situação do aterro sanitário de Goiânia. "O lixão é um espaço usado de forma inadequada, causando malefícios para a saúde das pessoas e poluindo o meio ambiente. Em Goiânia, o aterro sanitário não possui tratamento adequado para o chorume, que está sendo enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago, que não tem condições de absorver essa responsabilidade", criticou.
O legislador anunciou que, ao final da sessão ordinária, a Frente Parlamentar será oficialmente instalada. "Quero agradecer aos deputados que assinaram o requerimento, como Antônio Gomide, Rosângela Rezende, Virmondes Cruvinel, Bia de Lima, Lineu Olimpio, entre outros, e convidá-los para a instalação da Frente Parlamentar. Vamos unir forças com prefeitos, entidades representativas e o Ministério Público para colocar fim a esse problema que tanto prejudica nossa população", destacou.
O deputado também mencionou visitas a usinas de tratamento de resíduos realizadas junto a outros deputados, como Gugu Nader (Avante) e Cristiano Galindo (Solidariedade), que evidenciaram a viabilidade de soluções inovadoras. "Vimos de perto usinas que tratam o chorume e o transformam em água pura. É um exemplo de que é possível acabar com os lixões e proteger o meio ambiente", afirmou.
Clécio Alves finalizou convidando todos os interessados a se juntarem à iniciativa. "Esta Frente Parlamentar será uma ferramenta importante para mobilizar todas as forças possíveis e erradicar definitivamente os lixões de Goiás", concluiu.
A instalação da Frente Parlamentar ocorrerá na Sala Júlio da Retífica do Palácio Maguito Vilela. O colegiado terá o objetivo de discutir e implementar políticas públicas voltadas à gestão responsável de resíduos sólidos no Estado.