Assembleia Legislativa reconhece, em tarde de homenagens, trabalho de juiz e integrantes da Segurança Pública

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou na tarde desta quinta-feira, 5, sessão solene para entrega do Título de Cidadania Goiana, da Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e do Certificado de Mérito Legislativo, de autoria do deputado Alessandro Moreira (PP).
Na solenidade, a delegada Fernanda Martins de Lima e o juiz de direito José Cássio de Sousa Freitas receberam o Título de Cidadania Goiana. Além disso, personalidades de destaque da área de Segurança Pública e do Judiciário receberam o Certificado de Mérito Legislativo.
Além de Moreira, na condução dos trabalhos, fizeram parte da mesa diretiva: a prefeita do município de Alvorada do Norte e esposa do deputado, Iolanda Holiceni Moreira; o diretor do Foro de Palmeiras de Goiás e juiz eleitoral, José Cássio de Sousa Freitas; o prefeito de Iaciara, Wagner Nery Sampaio; e o prefeito do município de Alto Paraíso de Goiás, Marcus Adilson Rinco.
Em sua fala, o parlamentar destacou que a sessão teve o objetivo de homenagear pessoas que se destacaram em suas áreas em Goiás e agradeceu a presença de todos na solenidade.
“Nós do Legislativo Estadual temos a honra e o papel de homenagear pessoas de destaque no nosso Estado, principalmente os da área jurídica, policiais civis e militares, presentes aqui hoje. São eles que desempenam seu trabalho, com grande bravura, defendendo nossa população e transformando Goiás, em um dos Estados mais seguros do Brasil”, afirmou o deputado.
Alessandro destacou o desempenho do juiz José Cássio de Sousa Freitas, nos diversos municípios goianos em que trabalhou. “Hoje, tenho a oportunidade de honrar meu pai, o ex-deputado Iso Moreira, que foi o autor dessa iniciativa. Infelizmente ele não pode entregar essa homenagem, mas cabe a mim realizá-la, pelo seu trabalho em todo o Estado”, enfatizou.
Por fim, parabenizou os advogados homenageados na sessão e agradeceu a todos que, com muita dedicação, trabalham nas comarcas do interior do Estado, exercendo seu trabalho e ajudando a população. “Além disso temos diversas lideranças políticas, comunitárias e profissionais liberais, presentes nesta tarde. Parabéns a todos vocês”, finalizou o deputado Alessandro Moreira.
Cidadão Goiano
Agraciado com o Título de Cidadania Goiana, o juiz eleitoral e diretor do Foro de Palmeiras de Goiás, José Cássio de Sousa Freitas, agradeceu a honraria. Na ocasião, o profissional também enalteceu a homenagem concedida a outras personalidades com atuação de destaque na área da Segurança Pública de Goiás.
“Quero agradecer imensamente o nosso saudoso deputado Iso Moreira, que foi o autor da proposta de lei que me tornou algo que eu já era de coração: um cidadão goiano”, enfatizou o homenageado.
“É uma grande honra receber um título de cidadão goiano, juntamente com tantas e ilustres pessoas que estão sendo aqui, hoje, merecidamente homenageadas”, salientou Freitas, com a afirmativa de ter constituído, além de um histórico profissional, a sua família em Goiás. “As minhas raízes e a minha ligação com Goiás são realmente profundas e por isso, muito me lisonjeia essa homenagem que hoje recebo”, pontuou o juiz.
Histórico
José Cássio nasceu em Coromandel, Minas Gerais, e mudou-se para Goiás no ano de 1995, quando foi aprovado para o cargo de juiz substituto do Estado. O profissional atuou nas comarcas de Alvorada do Norte, Posse, Ipameri e Palmeiras de Goiás, cidades em que exerceu também o cargo de diretor do foro.
“Detentor de inúmeras homenagens e comendas, José Cássio de Sousa Freitas, honra o Judiciário e todos os goianos com sua imensurável contribuição para nosso Estado, atuando como magistrado. Contribuiu sensivelmente para o acesso à Justiça em todas as comarcas em que atuou. Nada mais justo, da nossa parte, em homenagear este mineiro, lhe concedendo o Título de Cidadão Goiano”, frisou o autor da propositura, Iso Moreira, em sua justificativa no projeto de lei.