Ícone alego digital Ícone alego digital

Marcos Teixeira, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, é entrevistado no Programa Visão da Política desta 3ª-feira, 10

10 de Dezembro de 2024 às 15:00
Crédito: Maykon Cardoso
Marcos Teixeira, diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, é entrevistado no Programa Visão da Política desta 3ª-feira, 10
Diretor de Comunicação Social, Marcos Teixeira é o entrevistado do Programa Visão da Política

No Visão da Política da TV Assembleia Legislativa desta terça-feira, 10, o entrevistado é o diretor de Comunicação Social do Parlamento goiano, Marcos Teixeira. Na oportunidade, ele falou sobre os meios de comunicação utilizados pela Casa de Leis, desde a captura da informação até a produção do conteúdo, para a transmissão clara e objetiva aos veículos de comunicação privados e para o cidadão comum.

Como diretor de Comunicação Social  da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Marcos Teixeira afirmou que o maior desafio do departamento é transformar os trâmites burocráticos das atividades da Assembleia Legislativa em informações compreensíveis para os cidadãos e divulgar as decisões em forma de notícias para facilitar a interpretação.  

“A responsabilidade dos profissionais que trabalham na Assembleia Legislativa é passar o conteúdo, mas, acima de tudo, reportar o que os deputados falam e suas ações. Os trâmites entre uma votação e outra são muito burocráticos e cabe a nós tornar o entendimento mais claro para as pessoas que estão em casa”, frisou o diretor.  

O entrevistado destacou que a disponibilização de informações sobre a Assembleia Legislativa é feita pela TV Assembleia Legislativa, Agência de Notícias e pelas redes sociais. Atualmente, é possível, de forma ativa, que o eleitor faça sugestões de projetos de lei pelo aplicativo "Deputados Aqui", ou faça reclamações ou denúncias, via ouvidoria. Para Teixeira, ainda que os cidadãos estejam insatisfeitos com seus representantes, os atuais meios de comunicação oferecem diferentes formas para que a pessoa possa participar da vida política do Estado.

“Existe uma rejeição normal das pessoas com a política. Quando a pessoa tem esse canal direto de se comunicar, facilita muito a participação. Por muito tempo a política ficou muito afastada da população e, a partir da disponibilidade das redes sociais, as pessoas ficaram mais engajadas e conversando mais com seus representantes. Aqui no Legislativo, esse canal direto, por exemplo, é o aplicativo “Deputados Aqui”, destacou.

Durante a entrevista, o diretor também ressaltou que a rede de comunicação tem a missão de publicizar a transparência das atividades parlamentares, sem a predileção de candidato de uma ideologia específica, ao contrário do que pode ocorrer com os veículos de comunicação privados. Ao ser questionado sobre o funcionamento da produção das informações de forma equânime, Teixeira falou sobre os desafios de criar conteúdo para os 41 deputados e para a gestão do Poder Legislativo de maneira imparcial.

Sobre a importância da transparência das atividades do Legislativo, o diretor fez referência  ao “Selo Diamante”, recebido pela Assembleia Legislativa em 2024, pela segunda vez consecutiva. “Esse selo não é um título concedido pela própria Casa ou por um veículo de comunicação, mas sim por órgãos de controle. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás, por exemplo, faz parte de um conselho nacional. Ano passado, a Alego recebeu a honraria e este ano, mais uma vez, está colocada entre as assembleias legislativas mais transparentes do País”, explicou.

O diretor complementou que, “aqui nós temos a preocupação de ter a notícia em tempo real e em um segundo momento ter o conteúdo completo disponível. O que nos favorece é uma mescla de profissionais com muita bagagem, a exemplo do jornalista Paulo Beringhs, na TV Assembleia, consagrado no Estado de Goiás, e também a jornalista Cida Mendonça, com mais de 30 anos de casa, responsável pela Agência de Notícias”.

O programa com o diretor de Comunicação Social do Parlamento estadual de Goiás, Marcos Teixeira, vai ao ar após a sessão plenária do Legislativo goiano, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do YouTube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.