Comissão de Meio Ambiente da Alego recebeu, nesta 4ª-feira, representantes da Semad para a prestação de contas de 2024

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás se reuniu nesta quarta-feira, 11, para debater as "Realizações da área de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad)", no decorrer do ano de 2024. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, deputada Rosângela Rezende (Agir).
Além da parlamentar, compuseram a mesa de trabalho: subsecretário de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SUBPLAN), José Bento da Rocha; superintendente de Recursos Hídricos e Informações Ambientais (SRH), Alberonaldo Lima Alves; gerente de Gestão e Alocação dos Uso de Recursos Hídricos ( GEURH), Luiz Eduardo G. Machado; gerente de Outorga de Recursos Hídricos (GEOUT), Marcos Vinícius Alves da Costa; gerente de Planos, Enquadramento, Cobrança e Apoio aos Colegiados (GEPAC), Alan Mosele Tonin; gerente de Manejo de Bacias Hidrográficas e Sistema de Informações de Recursos Hídricos (GESIS), Fabrício de Campos Aires Silva; gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CEMHG), André Amorim; gerente do Centro de Análises Ambientais e Laboratoriais (CEAMB), Ernando Soares Araújo e a assessora técnica da SRH, Kamilla Carvalhaes Cândido Martins.
Durante a reunião, o superintendente de Recursos Hídricos e Informações Ambientais da Semad, Alberonaldo Lima Alves, apresentou os principais avanços na área em 2024. Entre os destaques estão:
- Expansão e modernização da rede hidrometeorológica, financiada com 70% de recursos estaduais e 30% federais.
- Capacitação técnica para uso de tecnologias avançadas, como o hidrometria SonTek RS5.
- Programas educativos, incluindo o projeto “Jovens Cientistas Ambientais”, que sensibilizou mais de 200 estudantes sobre a preservação da água e do meio ambiente, em parceria com a Semad, Seduc e Saneago.
- Monitoramento da qualidade da água, com análises regulares em mais de 120 pontos do Estado e avaliação de balneabilidade em parques estaduais.
- Gestão hídrica estratégica, com a atuação de um Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) para fiscalizar e operar reservatórios em situações críticas, como na Grande Goiânia.
- Desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-GO), com previsão de conclusão em março de 2025, e a emissão de mais de 7.500 dispensas e 1.700 outorgas de uso de água em 2024.
A deputada Rosângela destacou a importância do debate e das ações para o futuro sustentável do Estado. “A apresentação e o debate na comissão foram muito ricos. Esse diálogo conjunto, com tantos temas importantes, mostra como estamos contribuindo para a construção de um futuro melhor. Agradecemos a todos pela participação”.
A parlamentar também ressaltou os desafios para 2025, especialmente com a realização da COP30, que trará discussões globais sobre mudanças climáticas e preservação ambiental. “2025 será um ano fundamental. Goiás precisa estar alinhado com as pautas de sustentabilidade e inovação. Nosso trabalho continuará focado em soluções que equilibrem desenvolvimento e preservação”.
Com um balanço positivo de 2024, a Comissão de Meio Ambiente reafirma seu compromisso de liderar iniciativas para uma gestão sustentável dos recursos naturais, garantindo um futuro mais equilibrado para Goiás e para o planeta.