Almoço Cultural de hoje teve apresentação do cantor e idealizador da Campanha Pela Vida

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu mais uma edição do Almoço Cultural, nesta quarta-feira 11, na praça de alimentação do Palácio Maguito Vilela. O evento contou com a participação do músico e psicólogo Jorge Antônio Monteiro de Lima, presidente do Instituto Olhos da Alma Sã, que encantou o público ao unir arte e conscientização sobre saúde mental.
O Almoço Cultural surgiu de uma parceria entre a Alego e o Instituto Olhos da Alma Sã, como parte do projeto itinerante “Campanha Pela Vida”. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte emocional a pessoas em situação de vulnerabilidade, não apenas nos consultórios, mas também por meio de festivais culturais realizados mensalmente em Goiânia.
Jorge Monteiro é deficiente visual, um multi-instrumentista e produtor musical, com uma trajetória extensa na música desde os anos 1980. O músico possui experiência como tecladista, compositor, arranjador e letrista e já colaborou com artistas de diversos gêneros, incluindo MPB, sertanejo, rock e blues. “Não é todo dia que vocês vão ver um cego brincando com a música. Primeiro, é um evento inclusivo; segundo, é um almoço cultural”, afirmou Jorge, destacando a importância da arte como ferramenta para sensibilizar e conectar as pessoas.
Arte e Saúde Mental
Além de suas apresentações musicais, Jorge abordou a relevância de cuidar da saúde mental, tema que considera essencial nos dias de hoje. Ele reforçou a parceria com a Alego, liderada pelo presidente Bruno Peixoto (UB), para levar conscientização à população. “Hoje, cuidar da saúde mental é fundamental. Essa campanha busca conscientizar as pessoas sobre a importância de estar com a terapia em dia para evitar situações extremas. E junto disso, levo música, porque a arte tem um impacto único: ela harmoniza e sensibiliza”.
No palco, Jorge apresentou um repertório variado, que incluiu reggae, forró, rock e outros estilos, mostrando como a música é uma das suas maiores paixões e ferramentas de trabalho. “Além de ser psicólogo, a música é minha segunda terapia. Quando vou falar de saúde e junto levo música, o impacto é outro. A música sensibiliza, transforma, e eventos como este reforçam isso. Não é à toa que a quarta-feira, com o Almoço Cultural, é o dia mais agitado aqui na Assembleia”.
O músico também destacou o sucesso do projeto Alma Sã, idealizado por ele, que tem gerado impacto positivo na área de saúde mental em Goiás. A iniciativa atua em três frentes principais e, apenas neste ano, atendeu mais de oito mil pacientes. “Trabalhamos com prevenção ao suicídio e casos graves de saúde mental, além de promover eventos de conscientização como este. A prevenção é o principal caminho, pois salva vidas. Sempre que terminamos um evento, várias pessoas nos procuram pedindo ajuda para amigos ou parentes. Isso mostra o impacto do nosso trabalho e a necessidade de continuar”, conclui.