Ícone alego digital Ícone alego digital

Lincoln Tejota aposta na prevenção para combate a crime virtual

16 de Dezembro de 2024 às 12:45

Apenas em 2023, mais de 40,85 milhões de brasileiros perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, segundo dados do Instituto DataSenado. Um exemplo de crime praticado no ambiente virtual é o phising, golpe em que e-mails, mensagens de texto, telefonemas ou sites falsos são usados para roubar dados sensíveis, como senhas e informações bancárias. Com esse cenário em vista, Lincoln Tejota (UB) apresentou um projeto de lei para criar a Política Pública de Prevenção ao Phishing Virtual.

Protocolada sob o nº 26875/24, a sugestão busca combater o delito a partir de ações preventivas e educativas. Em trâmite no Parlamento goiano, o texto aguarda distribuição para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A política pleiteada delineia a capacitação de cidadãos, educadores e estudantes como principal estratégia para promover a segurança digital e incentivar a cultura da denúncia. Além disso, estabelece uma base normativa para a articulação com o setor privado e a sociedade civil, a fim de criar um ambiente digital mais seguro.

A implementação de diretrizes específicas, como campanhas educativas, materiais didáticos e canais de denúncia, visa garantir a eficácia e o alcance da proposta. “O projeto pretende não apenas reduzir os casos de phishing, mas também empoderar a população para atuar como agente de transformação em prol de uma internet mais segura”, defende Tejota.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.