Secretária de Estado do Entorno do DF pode se tornar cidadã goiana, por iniciativa de Talles Barreto
O deputado Talles Barreto (UB) apresentou o projeto de lei nº 27337/24 na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para propor a concessão do Título de Cidadania Goiana à senhora Maria Caroline Fleury de Lima, a primeira mulher a assumir o cargo de secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) no Governo de Goiás.
Natural de Manaus (AM) e criada em Brasília, Caroline Fleury é reconhecida por sua sólida formação acadêmica e relevante atuação no setor público. Ela é graduada em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em economia pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e especialista em direito público pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB).
O parlamentar destaca a trajetória de Caroline como secretária especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República (2021-2022), assessora parlamentar no Congresso Nacional e secretária municipal de Finanças em Águas Lindas de Goiás. À frente da SEDF-GO, Caroline tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento do diálogo entre os municípios da Região Metropolitana do Entorno (RME), promovendo iniciativas que impactam positivamente áreas como infraestrutura, saúde, segurança e transporte.
Entre seus projetos de destaque estão a Feira #NoEntornoTem, que valoriza o potencial econômico e cultural dos 13 municípios do Entorno, e o Programa Embaixadores no Entorno, que atrai diplomatas para explorar e promover o turismo local. Caroline também tem sido uma voz ativa na busca por melhorias no transporte público da região, liderando a criação de um grupo de trabalho com o Ministério dos Transportes para desenvolver soluções de mobilidade urbana mais acessíveis e sustentáveis.
Talles Barreto justificou a homenagem destacando a credibilidade e as transformações promovidas por Caroline Fleury na região. “O título de cidadã goiana reconhece sua dedicação e seu impacto no desenvolvimento de Goiás, especialmente no Entorno do Distrito Federal”, concluiu.
A matéria tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde será distribuída à relatoria.