Na tribuna, Lineu Olimpio aborda três temas com ênfase para municípios mineradores
Segundo a falar no Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 18, Lineu Olimpio (MDB) abordou três tópicos.
Como presidente da Comissão de Minas e Energia, ressaltou que, quando mineradoras passam a atuar em Goiás, é de praxe que assinem acordo com o município em que se instalam, privilegiando a prestação de serviços e a aquisição de equipamentos locais, o que aumenta a distribuição de renda para os municípios mineradores.
Em Barro Alto, porém, duas mineradoras estariam fugindo a esse padrão ao não contratarem a cooperativa de transporte municipal. Foram tentadas reuniões com as diretorias dessas empresas, mas sem sucesso, relatou Olimpio, conclamando os colegas deputados para que o ajudem a pressionar essas empresas para que dialoguem.
Posteriormente, Lineu destacou o projeto de lei no 27347/24, de sua autoria, que declara como patrimônio cultural e imaterial do Estado de Goiás os Embaixadores do Rei e as Mensageiras do Rei, organização da Igreja Batista.
Por fim, o deputado exaltou o trabalho da Goinfra, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, com recursos do Fundeinfra, o Fundo Estadual de Infraestrutura, mencionando a rapidez de “projetos destravados”, resultando em obras concluídas ou colocadas em andamento.