Ícone alego digital Ícone alego digital

Mudança sobre cobrança do IPVA passa na primeira votação

18 de Dezembro de 2024 às 17:18

Com 19 votos favoráveis e três contrários, o Plenário aprovou, em primeira discussão e votação, o projeto de lei nº 27235/24, de autoria do Poder Executivo. Seu objetivo é alterar a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que trata do Código Tributário do Estado de Goiás (CTE). Caso seja sancionada, a medida corrigirá a discrepância existente entre o CTE e uma interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF). Votaram contrários à matéria os deputados Major Araújo (PL), José Machado (PSDB) e Antônio Gomide (PT).

Atualmente, a corte limita a incidência do IPVA exclusivamente a veículos terrestres, enquanto o CTE já prevê a cobrança para veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Com a mudança constitucional, foi acrescentado o inciso III ao § 6º do art. 155 da Constituição Federal, permitindo a tributação de todos os veículos listados no CTE.

A alteração foi proposta pela Secretaria de Estado da Economia, que em despacho apontou que o entendimento do STF promove maior justiça fiscal e pontuou que a emenda constitucional estabeleceu a não cobrança do IPVA sobre determinados veículos utilizados em atividades econômicas agrícolas e de transporte. Além da pasta, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atestou a validade jurídica da matéria, destacando que as alterações se sintonizam com as disposições trazidas pela Emenda Constitucional nº 2132, de 2023, e não extrapolam os limites legais e constitucionais. Para a PGE, a redação proposta pela Economia não implica criação, concessão ou autorização de benefício fiscal, nem mesmo renúncia de receita.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.