Ícone alego digital Ícone alego digital

Normas tributárias podem ser avalizadas em definitivo hoje

19 de Dezembro de 2024 às 10:40
Crédito: Carlos Costa
Normas tributárias podem ser avalizadas em definitivo hoje
Plenário
Os deputados estaduais voltam a se reunir na tarde desta quinta-feira, 19, para a 6ª sessão deliberativa da semana. Na pauta da Ordem do Dia , constam 16 processos legislativos para serem apreciados e votados pelos parlamentares. Deve entrar hoje também na pauta da sessão, para 2ª e definitiva votação, dois projetos da Governadoria do Estado que tratam de normas tributárias relativas ao IPVA e ICMS. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Legislativa, pelo portal.al.go.leg.br e, ainda, pelo canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza sessão deliberativa na tarde desta quinta-feira, 19, às 15 horas. O encontro será realizado de forma híbrida, com parte dos deputados no Plenário Iris Rezende, no Palácio Maguito Vilela, e parte de maneira remota.

A Ordem do Dia inclui um total de 16 processos legislativos que serão discutidos e votados. Também deve entrar na pauta desta sessão mais dois projetos de lei oriundos do Poder Executivo.

Destaque para o projeto de lei nº 27235/24 que será deliberado em segunda votação. O processo legislativo protocolado visa a corrigir a discrepância existente entre o CTE e a interpretação do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Atualmente, o Supremo limita a incidência do IPVA exclusivamente a veículos terrestres, enquanto o CTE já prevê a cobrança para veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Com a mudança constitucional, foi acrescentado o inciso III ao § 6º do art. 155 da Carta Magna Federal, permitindo a tributação de todos os veículos listados no código.

Da Governadoria, a proposição decorre de pedido da Secretaria de Estado da Economia, que apontou que o entendimento da corte promove maior justiça fiscal e pontuou que a emenda constitucional estabeleceu a não cobrança do IPVA sobre determinados veículos utilizados em atividades econômicas agrícolas e de transporte.

A outra propositura que deve ser avalizada em definitivo é a de nº 27223/24 que aborda especificamente a transferência de mercadoria para estabelecimento pertencente ao mesmo titular. Segundo a Secretaria de Estado da Economia, o objetivo é estabelecer a possibilidade de o contribuinte, na forma prevista em regulamento, optar por tratar a referida transmissão como operação sujeita à incidência de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Para isso, requerem-se mudanças nos artigos que versam sobre a cobrança do ICMS no tipo de transferência mencionado. Também se busca definir a base de cálculo do imposto nas situações em que o contribuinte optar por equiparar a transferência de mercadorias entre estabelecimentos da mesma titularidade a uma operação sujeita à incidência do imposto.

De acordo com a Economia, as alterações são apenas para operacionalizar e adaptar a legislação estadual aos parâmetros definidos nacionalmente, segundo as autorizações e as vedações já existentes.

Entre as proposituras que serão apreciadas em primeira fase estão a de n° 10051/24, do deputado Amilton Filho (MDB) que institui o Dia Estadual do Profissional de Limpeza Urbana no Estado de Goiás. Tem também o processo n° 2214/23, do parlamentar Delegado Eduardo Prado (PL) que institui a Política Estadual de Fomento à Criação de Lares Temporários para Animais no Estado de Goiás. Na Ordem do Dia serão avalizadas ainda quatro matérias em votação única que concedem Título de Cidadania Goiana ao Luis Felipe Salomão; ao Rogério Menezes de Oliveira; Flávio Pereira dos Santos Silva; ao Felipe Morais Barbosa.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta quinta-feira, 19, consulte a pauta prévia

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.

A Ordem do Dia, que é a fase mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.

As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.