Ícone alego digital Ícone alego digital

Líder do Governo pede análise de proibição do corte de energia em abrigos e centros terapêuticos

19 de Dezembro de 2024 às 15:32

Na reunião da Comissão Mista desta quinta-feira, 19, foi discutido o projeto de lei nº 2675/24, que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica em instituições de longa permanência para idosos, abrigos de crianças e adolescentes, além de centros terapêuticos de dependentes químicos. Ao ser colocada em votação, a medida recebeu pedido de vista do líder do Governo, deputado Talles Barreto (UB), adiando sua deliberação.

O texto da proposta estabelece que o corte de energia elétrica em instituições filantrópicas que cuidam de pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e aqueles que necessitam de tratamentos médicos continuados, como terapias ou fisioterapias, será proibido. Para garantir a proteção, a instituição responsável deve comprovar, junto às concessionárias de energia elétrica, a presença de pessoas com necessidades específicas, por meio de laudo médico.

Além disso, o projeto de lei determina que, embora o corte do fornecimento seja proibido, as instituições não ficam isentas do pagamento das contas de energia elétrica, devendo cumprir com os valores devidos conforme a legislação vigente. No caso de desligamento programado do fornecimento, a concessionária será obrigada a notificar as instituições afetadas com antecedência mínima de 72 horas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.