Ícone alego digital Ícone alego digital

Por atuação futebolística e social no Estado, jogador Michael recebe o Título de Cidadania Goiana do Parlamento

02 de Janeiro de 2025 às 13:00
Crédito: Will Rosa
Por atuação futebolística e social no Estado, jogador Michael recebe o Título de Cidadania Goiana do Parlamento
Entrega do Título de Cidadania Goiana ao jogador Michael Richard Delgado

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta quinta-feira, 2, a entrega do Título de Cidadania Goiana ao jogador de futebol Michael Richard Delgado de Oliveira. Natural do município de Poxoréu, no Mato Grosso, Michael ganhou notoriedade após passagem pelo Goiás Esporte Clube, tradicional time futebolístico.

O projeto de lei que deu origem à homenagem tramitou na Casa de Leis sob o número 7772/19 e foi apresentado pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB). Na justificativa da propositura, o parlamentar ressaltou que o jogador é orgulho para o futebol goiano e é referência entre os jovens que sonham em construir carreira na modalidade. “É um exemplo de resiliência e superação, que demostra como o esporte é capaz de transformar vidas”, declarou Sebba.

A entrega da honraria ocorreu na presidência do Palácio Maguito Vilela. Além do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que entregou a cidadania, estiveram presentes os deputados Veter Martins (UB), Mauro Rubem (PT) e Virmodes Cruvinel (UB).

Bruno Peixoto pontuou que a honraria foi aprovada por unanimidade e que o jogador é exemplo para uma geração de jovens.  “O Michael é um exemplo de superação, de ser humano e que tem cuidado do Estado de Goiás, promovendo ações sociais com as crianças. E, como ele bem disse, é preciso treinar, se dedicar e trabalhar diuturnamente para alcançarmos resultados positivos. Michael já é goiano de coração, tenho certeza. Mas, hoje, estamos entregando oficialmente o diploma que lhe confere legalmente a cidadania goiana”, encerrou.

Michael iniciou carreira jogando no Goianésia, onde atuava apenas pela oportunidade. Em um bate-papo descontraído com os parlamentares, ele contou que o clube não tinha condições de pagar um salário, mas lembrou que tinha certeza dos planos de Deus para sua vida. “Eu falo que tinha eu, Deus e minha fé, minha coragem. Era joelho no chão, muita oração, fui para o monte sozinho orar de madrugada, porque a oportunidade a gente tem, mas sem Ele não conseguimos nada”, disse.

Após uma boa temporada com a camisa alviceleste, Michael foi contratado pelo Goiás Esporte Clube, onde recebeu seu primeiro salário enquanto jogador profissional. Com a camisa alviverde, Michael foi campeão goiano em 2018 e ajudou o time a voltar para a elite do futebol goiano. Após uma temporada de muito sucesso e visibilidade, Michael foi comprado pelo Clube de Regatas Flamengo, tornando-se um dos maiores investimentos para o clube goiano. O atleta tem passagem, ainda, pelo futebol árabe. Em 2022, fechou contrato com o Al-Hilal, onde foi colega de clube do atacante Neymar Jr. Após dois anos fora, Michael retornou ao time rubro-negro e revelou que pretende encerrar sua carreira no Goiás Esporte Clube. 

Ainda em tempo, o jogador revelou como teve uma adolescência difícil e linha tênue entre escolhas corretas e o mundo do crime. Ademais, parabenizou a iniciativa da Alego em transmitir, novamente, o campeonato goiano de futebol em 2025. Para o jogador, o esporte é um importante instrumento de transformação social e transmitir os jogos pode despertar nos jovens o interesse e a paixão para seguir em busca de uma vida melhor. “Agradeço muito o que os senhores têm feito pelo Estado de Goiás e por nossas crianças. Se hoje eu sou alguém, é graças ao esporte. É preciso que a gente incentive os jovens e mostre a eles a importância de uma decisão correta, porque eles são o futuro da nossa geração e o futuro da nossa cidade”, arrematou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.